Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Tiago Alves-
dc.date.accessioned2024-09-12T20:08:58Z-
dc.date.available2024-09-12T20:08:58Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3463-
dc.description.abstractThe way of thinking about disability brings as a consequence the actions directed to people who have it. Until the mid-twentieth century these people were prevented from participating in common to all spaces. The 1988 constitution initiated the breakup of barriers to inclusion of these people in the social environment, guaranteeing their right to educational services in the regular school system. However this reality began to be modified, since 1990, the World Declaration on Education for All (UNESCO). Thus, guided by the legal assumptions about educational inclusion and certain that education is constituted as a human right, is it justified the importance of this study, which set out to investigate: What are the concepts and teaching of high school teachers practices working with students with disabilities in regular schools? Therefore the aim of this study: Understanding the design of teachers on learning disabled students in the regular school system; Characterize the pedagogical practices used in the classroom by teachers who serve students with disabilities; Discuss the relationship established between the conceptions and pedagogical practices used by teachers meeting the students with disabilities. According to the classification and design of the research, we chose the qualitative method of the exploratory type, and its development was used the methodological approach of "case study". The participants were 11 teachers of the Territorial Centre for Professional Education (CETEP) Reconcavo II Alberto Tôrres that serve students with disabilities in their classes. Thus the data point to the need for continuing education of the participants as well as the need for changes in their conceptions of disability and student learning to hold, because they end up limiting their pedagogical actions by ideas that bring disability and possibility of learning in their students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Deficientespt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusão escolar - Ensino médiopt_BR
dc.subjectConcepções e práticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEscola pública - Cruz das Almas (BA)pt_BR
dc.titleInclusão de estudantes com deficiência no ensino regular: concepções e práticas pedagógicas de professores de escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA forma de pensar acerca da deficiência traz como consequência as ações direcionadas às pessoas que a possuem. Até a metade do século XX estas pessoas estiveram impedidas de participar de espaços comuns a todos. A constituição de 1988 iniciou o rompimento de barreiras à inclusão destas pessoas no meio social, garantindo-lhes o direito ao atendimento educacional na rede regular de ensino. No entanto essa realidade começou a ser modificada, a partir de 1990, com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (UNESCO). Assim, pautados nos pressupostos legais acerca da inclusão educacional e certos de que a educação constitui-se como um direito humano, é que se justifica a importância da realização deste estudo, que propôs investigar: Quais as concepções e práticas pedagógicas de professores do ensino médio que atuam com estudantes com deficiência na escola regular? Portanto objetivou-se neste estudo: Compreender a concepção dos professores sobre a aprendizagem de estudantes com deficiência na rede regular de ensino; Caracterizar as práticas pedagógicas utilizadas em sala pelos professores que atendem a estudantes com deficiência; Discutir a relação estabelecida entre as concepções e as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores que atendem a estudantes com deficiência. De acordo com a classificação e delineamento da pesquisa, optou-se pela metodologia qualitativa do tipo exploratória, e para o seu desenvolvimento foi utilizada a abordagem metodológica do “estudo de caso”. Participaram da pesquisa 11 professores do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Recôncavo II Alberto Tôrres, que atendem estudantes com deficiência em suas turmas. Desta forma os dados apontam para a necessidade de formação continuada dos participantes, bem como a necessidade de modificações em suas concepções acerca da deficiência e da aprendizagem dos estudantes que a possuem, pois estes acabam limitando suas ações pedagógicas pelas concepções que trazem da deficiência e da possibilidade de aprendizagem de seus alunos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, Susana Couto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6636602535604435pt_BR
dc.contributor.referee1Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.contributor.referee2Souza, Zenilda Fonseca de Jesus-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enInclusive education - Disabledpt_BR
dc.subject.enStudents with disabilitiespt_BR
dc.subject.enSchool inclusion - High schoolpt_BR
dc.subject.enPedagogical concepts and practicespt_BR
dc.subject.enCruz das Almas (BA)pt_BR
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