Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorCarmo, Renata Silveira do-
dc.date.accessioned2024-09-11T21:07:16Z-
dc.date.available2024-09-11T21:07:16Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3461-
dc.description.abstractAccording to the World Health Organization (WHO), more than a billion people worldwide live with some kind of disability. Historically, people with disabilities occupied different roles in the humanity’s history. However, in recent years people with disabilities have been conquering the assurance their rights in various sectors of society. Among then there is the right to education by the Special Education that wants to promote the inclusion of students with disabilities in regular schools. The Universal Declaration of Human Rights (1948), the Federal Constitution (1988), the Statute of Children and Adolescents (1990), the Salamanca Statement (1994) and the LDB (1996) ensure education as a right for all, without distinction. Thus, this study is justified as to identify the concepts of the various segments of the school community about the process of Inclusive Education presents itself as one of the ways for a possible intervention in the school context. It constitutes objective of this study to investigate the concept of managers and biology teachers on the organization of the public school to work for the inclusion of people with disabilities. The participants were 4 directors and 8 biology teachers, linked to public schools in Cruz das Almas, Bahia. The data has been collected through questionnaires among the participating subjects. The results obtained from this investigation bring a diagnosis on the reality of the operation of the paradigm of inclusion in the institutions studied, enabling parameters for better assessment by the school community, the process of inclusive education experienced for it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Deficientespt_BR
dc.subjectEducação especial - Pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectConcepções de gestores e professorespt_BR
dc.subjectEnsino médio - Cruz das Almas (BA)pt_BR
dc.titleInclusão de pessoas com deficiência no ensino médio do Município de Cruz das Almas - Ba: concepções de gestores e professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoSegundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas em todo mundo convivem com alguma forma de deficiência. Historicamente, as pessoas com deficiência ocuparam diferentes papeis na história da humanidade. Porém, nos últimos anos essas pessoas vêm conquistando a garantia de seus direitos nos diversos setores da sociedade. Dentre eles destaca-se o direito à educação através da chamada Educação Especial que busca promover a inserção de alunos com deficiências nas escolas regulares. A Declaração Universal de Direitos Humanos (1948), a Constituição Federal (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Declaração de Salamanca (1994) e a LDB (1996) garantem a educação como direito de todos indistintamente. Assim, o presente estudo se justifica já que conhecer as concepções dos vários segmentos da comunidade escolar sobre o processo de Educação Inclusiva apresenta-se como um dos caminhos a para uma possível intervenção no contexto escolar. Constituiu-se objetivo desse estudo investigar a concepção de gestores e professores de biologia sobre a organização da escola pública para o trabalho de inclusão de pessoas com deficiência. Participaram da pesquisa 4 diretores e 8 professores de Biologia, vinculados a escolas da rede pública do município baiano de Cruz das Almas. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados entre os sujeitos participantes. Os resultados obtidos com essa investigação trazem um diagnóstico sobre a realidade da operacionalização do paradigma da inclusão nas instituições pesquisadas, possibilitando parâmetros para uma melhor avaliação, pela comunidade escolar, do processo de educação inclusiva por ela vivenciado.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, Susana Couto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6636602535604435pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Pedro Nascimento-
dc.contributor.referee2Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enInclusive education - Disabled peoplept_BR
dc.subject.enSpecial education - People with disabilitiespt_BR
dc.subject.enConceptions of managers and teacherspt_BR
dc.subject.enSecondary education - Cruz das Almas (BA)pt_BR
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