Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3443
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Gilmara Alvarenga Fachardo | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T22:32:34Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T22:32:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-11 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3443 | - |
dc.description.abstract | Climate change is an issue of global concern. Formal education plays a key role in providing clarity in addressing such a complex theme. As the textbook is the main source of printed information used, it is necessary to make an informed and reasoned choice of that instrument work. The objective of this study was to analyze the content covered on the topic in textbooks, in order to understand how this complex and important current issue is transmitted and published. We selected ten books Science / Biology and Geography of middle and high school, used in the public schools of Cruz das Almas - BA. We opted for the critical content analysis with qualitative approach to thematic analysis for selected textbooks. The phases analysis of the contents consist of three steps: 1) pre-analysis, which is the organization stage performed by reading floating, 2) holding the material, which are grouped into three broad categories (causes, consequences and mitigation) and 3) treatment of the results, followed by inference and interpretation. None of the books presented chapter or unit with specific focus on the topic under study and the approach of the subject involved, especially the concepts of global warming, greenhouse effect and ozone layer, no difference in approach between the contents of the middle and high school. It is imperative to improve the teaching materials and pedagogical actions available. The search strategies for political intervention should be contemplated as part of the solution. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Climatologia | pt_BR |
dc.subject | Mudanças climáticas | pt_BR |
dc.title | Analisando o tema mudanças climáticas nos livros didáticos: uma verdade inconveniente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | As mudanças climáticas é um assunto de interesse mundial. A educação formal desempenha papel fundamental em oferecer clareza na abordagem de um tema tão complexo. Como o livro didático é a principal fonte de informação impressa utilizada, faz-se necessário uma escolha criteriosa e fundamentada desse instrumento de trabalho. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar os conteúdos abordados sobre o tema nos livros didáticos, com o intuito de entender como esse complexo e relevante assunto atual está transposto e divulgado. Foram selecionados dez livros de Ciências/Biologia e Geografia do ensino fundamental e médio, utilizados na rede pública de ensino do município de Cruz das Almas - BA. Optou-se pela análise crítica do conteúdo, com abordagem qualitativa, como técnica de análise temática para os livros didáticos selecionados. As fases de análise dos conteúdos compõem-se de três etapas: 1) a pré-análise, que é a fase de organização realizada por meio de leitura flutuante; 2) exploração do material, sendo estes agrupados em três grandes categorias (causas, consequências e mitigação) e 3) o tratamento dos resultados, seguida da inferência e da interpretação. Nenhum dos livros apresentou capítulo ou unidade com enfoque específico sobre a temática em estudo e a abordagem do tema envolveu, principalmente, os conceitos de aquecimento global, efeito estufa e camada de ozônio, sem diferença na abordagem entre os conteúdos do ensino fundamental e médio. É imperativo melhorar os materiais didáticos e as ações pedagógicas disponíveis. A busca de estratégias de intervenção política deve ser contemplada enquanto parte da solução. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Renato de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4634993957243950 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Caiafa, Alessandra Nasser | - |
dc.contributor.referee2 | Martins, Marcio Lacerda Lopes | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Textbooks - Assessment | pt_BR |
dc.subject.en | Climatology | pt_BR |
dc.subject.en | Climate change | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Analisando_Mudancas_Climaticas_TCC_2013.pdf | 244,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.