Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Elma de Sousa-
dc.date.accessioned2024-09-03T11:45:58Z-
dc.date.available2024-09-03T11:45:58Z-
dc.date.issued2021-05-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Elma de Sousa. Literatura de cordel e motivação: a vida em poesia que transforma de Bráulio Bessa, Amargosa-BA. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3416-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBessa, Bráulio, 1985 -pt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPoesia que transformapt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.titleLiteratura de cordel e motivação: a vida em poesia que transforma de Bráulio Bessapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta monografia propõe um estudo do livro Poesia que transforma (2018) de Bráulio Bessa (1985), especialmente, a relação entre motivação e leitura. Inicialmente, são revisados os conceitos de literatura e de constituição e formação do leitor literário através dos estudos de Terry Eagleton (2006), Tzvetan Todorov (2009) e Vincent Jouve (2002), entre outros que abordam a importância da leitura literária. A monografia se volta para a especificidade da literatura de cordel. Nesse sentido, destaca-se o contexto histórico do gênero, seu percurso até chegar ao Brasil e o desenvolvimento no Nordeste, bem como a relação que o leitor de cordel tem com este gênero literário. Para tanto, são consultados os trabalhos de Manuel Diégues Júnior (1973), Márcia Abreu (2004, 2006), Ulpiano T. Bezerra de Meneses (2019), além de repositórios institucionais voltados para o tema. E, por fim, de acordo com o referencial teórico abordado, procede-se à análise da obra Poesia que transforma, estabelecendo um corpus de poemas que mais corroboram a importância da leitura literária, como fonte de motivação e transformação subjetiva. Motivação que ocorre, justamente, pelo fato do leitor reconhecer nas narrativas fatos e/ou situações recorrentes no seu cotidiano que aflora a capacidade humanizadora do texto literário.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Mônica Gomes da-
dc.contributor.referee1Galvão, André Luís Machado-
dc.contributor.referee2Cordeiro, Tarcísio Fernandes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literatura_Cordel_Motivação_TCC_2021.pdf918,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.