Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PPGEDUCAMPO - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Railda dos Santos-
dc.date.accessioned2024-08-19T21:14:54Z-
dc.date.available2024-08-19T21:14:54Z-
dc.date.issued2019-05-31-
dc.identifier.citationSOUSA, Railda dos santos. Contradições e possibilidades das políticas de educação do campo no município de Mutuípe: um estudo a partir dos marcos legais. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3368-
dc.description.abstractThe present work has the objective of analyzing to what extent the achievements achieved in the legal frameworks of rural education in Brazil were implemented in the municipality of Mutuípe-BA. The aim of this study was to understand the rural education policy of the municipality in a specific historical context (2002-2016), developing a work of analysis in the light of the historical-dialectical materialist knowledge theory. Thus, the historical process of formation of the society and, consequently, of the Field Education was analyzed, evidencing the form and organization of the Field Schools. The research sought to characterize the main programs, projects and actions of the Field Education in the municipality to understand the policies. Thus, we will give an overview of how the education policies in the field were implemented in the municipality of Mutuípe, and we will point out the possibilities overcome, which are presented through the implementation of the educational policies of the field. Historical-Dialectical Materialism, as a theory of knowledge, will contribute to the unveiling of reality, of educational policies, seeking the capture of reality based on contradictions and historical development, addressing the mediator categories that enable their comprehension in totality. The study considers the sense of territory, thus requiring the author to deepen the paradigms of agrarian capital and the agrarian question, as well as a careful elaboration of the method of analysis and definition of methodological procedures. In this way, the results achieved with the research are specific according to the field, the territories and the realities. Considering the dialectical method in Marx, we try to analyze the data in such a way that the reality is unveiled, from the historical mediation by the theoretical categories, seeking to leave the empirical to a mediated understanding of the reality of the public policy of Field Education in the municipality. In the course of the work, it was verified that there was an advance in relation to the Field Education policy in the municipality, however, it was necessary a deep study of the social reality of the field and the school to understand the limits, the contradictions and the possibilities for the construction and strengthening of the education policy of the municipality.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.titleContradições e possibilidades das políticas de educação do campo no município de Mutuípe: um estudo a partir dos marcos legaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar em que medida as conquistas asseguradas nos marcos legais da educação do campo no Brasil foram implementadas no município de Mutuípe-BA. Buscou-se compreender a política da Educação do Campo do município, num determinado contexto histórico (2002-2016), desenvolvendo um trabalho de análise, à luz da teoria do conhecimento materialista histórico-dialética. Assim, analisou-se o processo histórico de formação da sociedade e, consequentemente, da Educação do Campo, evidenciando a forma e organização das Escolas do Campo. A pesquisa buscou caracterizar os principais programas, projetos e ações da Educação do Campo no município para compreensão das políticas. Assim, traçaremos um panorama de como se deu a implementação dessas políticas de educação no campo, no município de Mutuípe, e apontaremos as possiblidades superadoras, que são apresentadas a partir da implementação das políticas educacionais do campo. O Materialismo Histórico-Dialético, enquanto teoria do conhecimento, contribuirá para o desvelamento da realidade, das políticas educacionais, buscando a captação do real com base nas contradições e do desenvolvimento histórico, abordando as categorias mediadoras que possibilitam a sua compreensão na totalidade. O estudo considera o sentido de território, exigindo, assim, da autora um aprofundamento dos paradigmas do capital agrário e da questão agrária, bem como um cuidado na apropriação do método de análise e definição dos procedimentos metodológicos. Dessa forma, os resultados alcançados com a pesquisa são específicos conforme o campo, os territórios e as realidades. Considerando o método dialético em Marx, procura-se analisar os dados de forma que a realidade seja desvelada, a partir da mediação histórica pelas categorias teóricas, procurando sair do empírico para uma compreensão mediada da realidade da política pública da Educação do Campo no município. No decorrer do trabalho, constatou-se que houve um avanço com relação a política de Educação do Campo no município, no entanto, foi necessário um estudo aprofundado da realidade social do campo e da escola para compreender os limites, as contradições e as possibilidades para a construção e fortalecimento da política de educação do município.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Acadêmicopt_BR
dc.contributor.advisor1Bogo, Maria Nalva Rodrigues de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3165906873840248pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Feitosa, Débora Alves-
dc.contributor.referee1Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso-
dc.contributor.referee2Santos, Janeide Bispo dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2978444900790443pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.enRural educationpt_BR
dc.subject.enEducational policypt_BR
dc.subject.enPublic Policypt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contradicoes_Possibilidades_Politicas_Dissertacao_2019.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.