Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores PPGEDUCAMPO - Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3366
Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Educação do campo e alternância na licenciatura em Educação do Campo/CFP da UFRB
Autor(es): Santana, Marta Cristina Cruz de
Orientador(a): Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Membro(a) da banca: Lima, Silvana Lúcia da Silva
Membro(a) da banca: Bogo, Maria Nalva Rodrigues Araujo
Membro(a) da banca: Rios, Kassia Aguiar Norberto
Referência: SANTANA, Marta Cristina Cruz de. 2019 Educação do campo e alternância na licenciatura em Educação do Campo/CFP da UFRB. 307 fls. Dissertação (Mestrado em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa
Resumo: O objeto desta pesquisa refere-se à formação por alternância que é desenvolvida na LEDOC/CFP e sua relação com a educação para além do capital. O objetivo central diz respeito à análise dos fundamentos teóricos e pedagógicos da Licenciatura em Educação do Campo no Centro de Formação de Professores – LEDOC/CFP-UFRB, em especial da Alternância de Tempos e Espaços formativos, tomando por base a categoria da práxis e o princípio da apropriação do conhecimento científico na perspectiva crítica. A investigação aproximou-se em sua natureza teórico-metodológica do materialismo histórico e dialético, lançando mão de instrumentos de coletas de dados, como análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com 08 estudantes, 04 egressos e 05 professores do curso. A observação, a partir da inserção no curso, completou a fonte de dados. Dentre os resultados da pesquisa, destacamos que a LEDOC/CFP tem como principal referência a Pedagogia da Alternância desenvolvida pelas EFAs, no entanto a Alternância na LEDOC/CFP se dá de maneira distinta, construindo uma concepção de formação por alternância a partir da conjugação de diferentes referências. Desta construção foram abstraídas 13 atividades educativas (mediações pedagógicas) que interatuam nos tempos e espaços formativos do curso. Foram identificados 06 objetivos principais e 02 finalidades da formação por alternância na LEDOC/CFP. Não encontramos uma concepção definida de alternância na LEDOC/CFP, no entanto, identificamos algumas “dimensões conceituais” que fundamentam o trabalho pedagógico na LEDOC/CFP, que categorizamos como: i) A dimensão da formação humana, ii) da formação crítica e iii) da formação em espaços e tempos alternados. Pela análise empreendida foi possível perceber a potencialidade da formação por alternância no que diz respeito ao acesso da classe trabalhadora e camponesa a universidade, à relação com as comunidades, a permanência dos sujeitos no curso e a diversidade de sujeitos do campo que o curso alcança. Os resultados revelaram o esforço coletivo de docentes, estudantes e organizações sociais para construírem o curso coletivamente. Neste sentido, a análise dos resultados indicou que a formação por alternância na LEDOC/CFP ainda é um processo em construção, o que exige um aprofundamento teórico no projeto do curso sobre a relação da formação com o trabalho do campo e o modo de vida camponês, sobre a categoria da práxis e sobre o vínculo deste curso com os princípios e práticas da Agroecologia e com um projeto de sociedade da classe trabalhadora. Esta tarefa exige um esforço coletivo ainda maior dos sujeitos envolvidos com a construção do projeto do curso.
Palavras-chave: Educação do campo
Educação rural
Professores - Formação
Pedagogia da alternância
Resumo em espanhol: El objeto de esta investigación se refiere a la capacitación en alternancia que se desarrolla en LEDOC / CFP y su relación con la educación más allá del capital. El objetivo principal es el análisis de los fundamentos teóricos y pedagógicos del Grado en Educación de Campo en el Centro de Formación Docente - LEDOC / CFP-UFRB, en particular de la Alternancia de Tiempos y Espacios Formativos, en función de la categoría de praxis y principio de apropiación del conocimiento científico en la perspectiva crítica. La investigación abordó en su naturaleza teórico-metodológica el materialismo histórico y dialéctico, utilizando instrumentos de recolección de datos, tales como análisis documental y entrevistas semiestructuradas con 08 estudiantes, 04 graduados y 05 maestros del curso. La observación de la inserción del curso completó la fuente de datos. Entre los resultados de la investigación, destacamos que LEDOC / CFP tiene como referencia principal la Pedagogía de Alternancia desarrollada por EFA, sin embargo, la Alternancia en LEDOC / CFP ocurre de manera diferente, construyendo una concepción de formación de alternancia a partir de la conjugación de Diferentes referencias. A partir de esta construcción, se abstrajeron 13 actividades educativas (mediaciones pedagógicas) que interactúan en los tiempos y espacios formativos del curso. Se identificaron seis objetivos principales y dos propósitos de entrenamiento de alternancia en LEDOC / CFP. No encontramos una concepción definitiva de la alternancia en LEDOC / CFP, sin embargo, identificamos algunas "dimensiones conceptuales" que subyacen al trabajo pedagógico en LEDOC / CFP, que categorizamos como: i) La dimensión de la formación humana, ii) formación crítica y iii ) de entrenamiento en espacios y tiempos alternos. A través del análisis realizado, fue posible percibir el potencial de alternar la capacitación con respecto al acceso de los trabajadores y campesinos a la universidad, la relación con las comunidades, la permanencia de las asignaturas en el curso y la diversidad de asignaturas en el campo que alcanza el curso. Los resultados revelaron el esfuerzo colectivo de maestros, estudiantes y organizaciones sociales para construir el curso colectivamente. En este sentido, el análisis de los resultados indicó que el entrenamiento de alternancia en LEDOC / CFP todavía es un proceso en construcción, que requiere una profundización teórica en el proyecto del curso sobre la relación del entrenamiento con el trabajo de campo y la forma de vida campesina. , sobre la categoría de praxis y el vínculo de este curso con los principios y prácticas de Agroecología y con un proyecto de sociedad de clase trabajadora. Esta tarea requiere un esfuerzo colectivo aún mayor de los sujetos involucrados en la construcción del proyecto del curso.
Palavra em espanhol: Rural education
Alternation pedagogy
Teachers - Training
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo
Data do documento: 17-Jun-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-08-19T20:35:33Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3366
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao_Campo_Alternancia_ Dissertacao_2019.pdf3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.