Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3337
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | A vivência de construção teatral na formação e práxis interdisciplinar em saúde |
Autor(es): | Lemos, Janine Góes Passos |
Orientador(a): | Ramos, Ticiana |
Referência: | LEMOS, Janine Góes Passos. A vivência de construção teatral na formação e práxis interdisciplinar em saúde. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2015. |
Resumo: | As experiências obtidas com o desenvolvimento da linguagem teatral demonstra uma nova formação na prática da saúde, tendo os profissionais de saúde como agentes de mudança e facilitadores no processo da educação em saúde dos indivíduos em situações de cuidado. Essa interdisciplinaridade no campo da saúde ilustra a inovação dos profissionais, nos seus modelos de atenção, cuidado, e principalmente na relação com as pessoas. Neste contexto, esse estudo tem como objetivo descrever a interface entre o teatro e a saúde, e relatar as experiências do curso Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, durante as suas atividades de ensino e práticas na comunidade, de forma a compreender como a prática do cuidado em saúde através da representação teatral pode promover a melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas que participaram dessas atividades. O interesse pela construção dessa proposta de trabalho acadêmico justifica-se mediante a trajetória no campo prático do estágio supervisionado quando verificou-se a falta de uma organização de um trabalho em saúde pautado em práticas interdisciplinares. Neste contexto optou-se por uma pesquisa de revisão descritiva bibliográfica de cunho qualitativo, objetivando descrever a interface da linguagem teatral e a saúde. Os resultados mostram que através de pesquisas e as práticas de cuidado, pode-se resolver as questões das crises atual da saúde. Neste contexto, é importante desenvolver novos estudos para contribuir com a discussão e novas vivências de construção teatral na formação e práxis da saúde. |
Palavras-chave: | Saúde Linguagem teatral Interdisciplinaridade Cuidado Qualidade de vida |
Resumo em inglês: | The experiences obtained with the development of theatrical language demonstrate a new training in health practice, with health professionals as agents of change and facilitators in the process of health education for individuals in care situations. This interdisciplinarity in the health field illustrates the innovation of professionals in their models of attention, care, and especially in their relationship with people. In this context, this study aims to describe the interface between theater and health, and report the experiences of the Interdisciplinary Bachelor's Degree in Health course, during its teaching activities and practices in the community, in order to understand how the practice of health care through theatrical representation can promote the improvement of the quality of life and health of the people who participated in these activities. The interest in the construction of this academic work proposal is justified by the trajectory in the practical field of supervised internship when it was verified the lack of an organization of health work based on interdisciplinary practices. In this context, we opted for a descriptive bibliographic review of a qualitative nature, aiming to describe the interface between theatrical language and health. The results show that through research and care practices, it is possible to resolve the issues of the current health crises. In this context, it is important to develop new studies to contribute to the discussion and new experiences of theatrical construction in health training and practice. |
Palavras-chave em inglês: | Health Theatrical language Interdisciplinarity Care Quality of life |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Data do documento: | 2015 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-08-13T18:01:15Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3337 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado Interdisciplinar em Saúde - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vivencia_Construcao_Teatral_TCC_2015.pdf | 526,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.