Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3279
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Xavier, Rosinete dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T16:46:07Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T16:46:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-02 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Rosinete dos Santos. Organização do trabalho pedagógico em classes multisseriadas: orientações didáticas no contexto da Educação do Campo.2019 155 fls. Relatório técnico científico (Pós Graduação em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3279 | - |
dc.description.abstract | This work is the result of a research process entitled Organization of pedagogical work in multigrade classes: didactic orientations in the context of Rural Education. The general objective of this research is to propose pedagogical alternatives aligned with the multi-serial peasant context of rural education in the municipality of Codó-MA, based on “clues” constructed and subsidized by the context of the empirical field of research. To this end, it was initially proposed to conduct a bibliographic research about the three structuring axes of this work: field education, multigrade classes and teacher education from the perspective of field education. Thus, from the point of view of its nature, research is applied. From the point of view of the research approach, the research is qualitative, understanding that this would be more appropriate to understand the processes and deepening necessary to the issues inherent to multisseriation.From the point of view of its objectives, this research was classified as exploratory and descriptive. From the point of view of the technical procedures, the present study aims to report the field research focused on the conducting teachers of multiseriate classes of Rural Education in Codó - MA and, consequently, their pedagogical practices.The present research was theoretically supported mainly by authors such as: Hage (2005; 2006; 2011), Moura (2014; 2018), Santos (2015), Molina (2011; 2014; 2015; 2017), Caldart (2002; 2010; 2012), Parente (2014; 2010; 2006) and Arroyo (2004; 2006; 2007; 2011). The group of collaborating teachers who participated in the research initially involved a total of twenty (20) Codó-MA municipal schools that work in multisseriate contexts. In addition, a semi-structured interview was conducted with ten (10) teachers who were not contemplated with the application of the questionnaires. The research revealed the obstacles faced in daily teaching, highlighting the subalternity that is relegated to multiseriate classes. Based on these findings, we sought to elaborate a Pedagogical Notebook with narratives about the structuring axes of the research and also, suggestions of pedagogical practices in tune with the multisséries. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Classe multisseriada | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Organização do trabalho pedagógico em classes multisseriadas: orientações didáticas no contexto da Educação do Campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é fruto de um processo de pesquisa intitulada Organização do trabalho pedagógico em classes multisseriadas: orientações didáticas no contexto da Educação do Campo. O objetivo geral da referente pesquisa consiste em propor alternativas pedagógicas alinhadas ao contexto campesino multisseriado da educação do campo no município de Codó- MA a partir de “pistas” construídas e subsidiadas pelo contexto do campo empírico da pesquisa. Para tanto, propôs-se realizar inicialmente uma pesquisa bibliográfica acerca dos três eixos estruturantes deste trabalho: educação do campo, classes multisseriadas e formação de professores na perspectiva da educação do campo. Assim, do ponto de vista de sua natureza, a pesquisa é aplicada. Do ponto de vista da forma de abordagem da investigação a pesquisa é qualitativa, entendendo que essa seria mais adequada para se perceber os processos e o aprofundamento necessários às questões inerentes à multisseriação. Do ponto de vista de seus objetivos, esta pesquisa foi classificada como exploratória e descritiva. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, o presente estudo se propõe a relatar a pesquisa de campo cujo foco são os docentes regentes de turmas multisseriadas da Educação do Campo no município de Codó - MA e, consequentemente suas práticas pedagógicas. A presente investigação sustentou-se teoricamente principalmente em autores como: Hage (2005; 2006; 2011), Moura (2014; 2018), Santos (2015), Molina (2011; 2014; 2015; 2017), Caldart (2002; 2010; 2012), Parente (2014; 2010; 2006) e Arroyo (2004; 2006; 2007; 2011). O grupo de professores (as) colaboradores (as) que participaram da investigação envolveu inicialmente um total de vinte (20) da rede municipal de ensino de Codó-MA que atuam em contextos de multisseriação. De forma complementar foi realizada uma entrevista semiestruturada com dez (10) docentes que não foram contemplados com a aplicação dos questionários. A pesquisa revelou os obstáculos enfrentados no cotidiano docente, evidenciando a subalternidade que é relegada as classes multisseriadas. Com bases nessas constatações, buscamos elaborar um Caderno Pedagógico com narrativas acerca dos eixos estruturantes da pesquisa e ainda, sugestões de práticas pedagógicas sintonizadas com a multissérie. | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moura, Terciana Vidal | - |
dc.contributor.referee1 | Meireles, Mariana Martins de | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Simone Santos de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
dc.subject.en | Rural education | pt_BR |
dc.subject.en | Multiserial class | pt_BR |
dc.subject.en | Teachers - Training | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - PPGEDUCAMPO - Dissertações/TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Organizacao_Trabalho_Pedagogico_TCC_2019.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.