Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantiago, Évila dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-19T13:51:48Z-
dc.date.available2024-07-19T13:51:48Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Évila dos Santos. O uso das tecnologias no processo de formação dos licenciandos em letras na UFRB: uma proposta com o RPG BOSS. 2019. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa/Libras/Inglês) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3219-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRPG BOSSpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias no processo de formação dos licenciandos em letras na UFRB: uma proposta com o RPG Bosspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNesse contexto cultural que globaliza e que atinge a sociedade, a educação também sente os impactos da ampliação e uso constante das ferramentas tecnológicas pelos mais variados sujeitos. Observamos que, dentro e fora das escolas, até mesmo as classes menos favorecidas da sociedade conseguem ter um determinado tipo de contato com os computadores, tablets, celulares smartphones, entre outros. Desse modo, é preciso pensar em qual é o papel da escola e, principalmente do professor, em relação à preparação de indivíduos diante desse contexto tecnológico. Assim, o presente trabalho se propôs a investigar de que maneira o game RPG BOSS pode contribuir para a formação inicial de licenciandos em Letras e no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na educação básica. Diante disso, observamos, de modo mais específico, a percepção de licenciados quanto ao uso de interfaces digitais no ambiente escolar e analisamos como o uso da plataforma game RPG BOSS pode ser utilizada como interface didática para o ensino de Língua Portuguesa. Para isso, as discussões do presente estudo se fundamentam em propostas pertinentes para as atuais práticas de ensino de língua no contexto digital. Para o levantamento teórico desse trabalho, foram utilizados estudiosos que abordaram definições para a tecnologia, como: Santos e Lahm (2007), Veraszto (2008), Vieira (2011). Para discutir as tecnologias para o ensino, utilizaram-se os pressupostos de Valente (2002), Santos (2014). As discussões do ensino de português foram regidas por estudiosos, como Magda Soares (2002) e Marcuschi (2004) e, por fim, para as discussões dos games em educação, foram usadas as pesquisas de Mattar (2010) e Tavares (2004). Além disso, o presente trabalho segue a metodologia de natureza qualitativa, com pesquisa de campo desenvolvida por meio da aplicação de questionários e realização de oficinas. Por meio do estudo, ficou evidente que os sujeitos da pesquisa fazem uso dos recursos digitais nas escolas e, de maneira geral, acreditam que as tecnologias interferem, significativamente, se forem utilizadas de maneira adequada em sala de aula. Em relação ao RPG BOSS, ficou explícito que ajuda no processo de ensino aprendizagem de forma dinâmica, despertando o interesse do aluno e pode ser trabalhado com qualquer assunto.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee1Teixeira, Jaylson-
dc.contributor.referee2Jesus, Manuela Solange Santos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso_Tecnologias_Processo_TCC_2019.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.