Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3181
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJúlia Dias de Melo, Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-07-12T17:33:44Z-
dc.date.available2024-07-12T17:33:44Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Júlia Dias de Melo. Educação e a pandemia da COVID-19: impactos e desafios enfrentados por coordenadoras pedagógicas. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3181-
dc.description.abstractConsidering the relevance of the role of pedagogical coordination in the school context and the possible challenges faced by these professionals during the COVID-19 pandemic, the purpose of this article is to investigate and analyze the impacts of the pandemic on the work of a group of pedagogical coordinators from a municipal public network in the Recôncavo region of Bahia. More specifically, to describe the challenges encountered and identify alternatives for action during the period of social distancing. The proposal for this study originated from the author's experience of monitoring a continuing education course for pedagogical coordinators. A questionnaire with 24 open and closed questions was used to carry out the research. The results corroborate the literature, indicating how the pandemic has further highlighted the social, economic, cultural, geographical, gender and many other inequalities already present in the school context, especially in public institutions in our country. It was also possible to identify the main challenges and strategies adopted by the coordinators in the face of the pandemic's consequences. Finally, the importance of promoting physical and mental health in the school environment stands out, which will require greater coordination between public education and health policies, as well as resources for support and guidance to face the new and complex realities after the pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleEducação e a pandemia da COVID-19: impactos e desafios enfrentados por coordenadoras pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoConsiderando a relevância do papel da coordenação pedagógica no contexto escolar e os possíveis desafios enfrentados por tais profissionais durante a pandemia da COVID-19, o presente artigo tem por finalidade analisar os impactos da pandemia para o trabalho de um grupo de coordenadoras pedagógicas de uma rede pública municipal do Recôncavo da Bahia. Mais especificamente, descrever os desafios encontrados e identificar as alternativas de atuação durante o período de distanciamento social. A proposta deste estudo teve origem numa experiência vivida pela autora na monitoria realizada em um curso de formação continuada para coordenação pedagógica. Para a realização da pesquisa, utilizou-se de um questionário com 24 questões abertas e fechadas. Os resultados corroboram com a literatura indicando o quanto a pandemia evidenciou ainda mais as desigualdades sociais, econômicas, culturais, geográficas, de gênero e tantas outras já presentes no contexto escolar, especialmente de instituições da rede pública em nosso país. Também foi possível identificar os principais desafios e estratégias adotadas pelas coordenadoras diante das consequências pandêmicas. Enfim, destaca-se a importância da promoção da saúde física e mental no ambiente escolar, o que exigirá maior articulação entre as políticas públicas de educação e saúde, além de recursos para suporte e orientação para enfrentar as novas e complexas realidades pós pandemia.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Adriana Lourenço-
dc.contributor.referee1Cardeal, Cíntia Mota-
dc.contributor.referee2Alves, Josineide Vieira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.enPedagogical Coordinationpt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enPandemicpt_BR
dc.subject.enCOVID-19pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao_Pandemia_COVID-19_TCC_2023.pdf905,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.