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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3112
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Leal, Larissa Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T20:31:09Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T20:31:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Larissa Pereira. O olhar do outro no meu olhar: racismo e formação da identidade de crianças negras. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3112 | - |
dc.description | Trabalho apresentado no formato de artigo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to reflect on the influence of racism in the construction of the identity of the black child, here, specifically, of the black child. This theme takes shape in the face of many journalistic articles denouncing actions of daily violence directed at black people. This is a work focused on bibliographic data, in which it embarks on the literature that crosses the themes in focus, such as; identity construction; historical-social construction of racism, highlighting structural racism, the formation of children's identity and the identity of the black child. In this context, it was highlighted that the historical and cultural process defined an aversive black identity to individuals, the subjects composed their behavioral arsenal with contingencies that legitimize the dominant, white, Eurocentric and male race. Based on an identity that goes through processes that seek to approach the group and individual identity that enhance the phenotypic and cultural characteristics of white men, aiming at a constant distance from everything that approaches the black origin, in a process of maintaining the patterns of responses recognized by the dominant ideology, from cultural and religious manifestations, to the depreciation of the phenotype of black people. The rebuilding of black identity, its historical and cultural origin, becomes the constitution of the rescue of black identity, which became a process of resistance. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Crianças negras | pt_BR |
dc.title | O olhar do outro no meu olhar: racismo e formação da identidade de crianças negras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo refletir sobre a influência do racismo na formação da identidade da criança negra, aqui, especificamente, da criança preta. Essa temática toma corpo diante das muitas matérias jornalísticas denunciando ações de violência cotidiana dirigidas às pessoas negras. Esse é um trabalho com foco em dados bibliográficos, em que se enveredam pela literatura que atravessa os temas: construção da identidade; construção histórico-social do racismo, em destaque o racismo estrutural, a formação da identidade infantil e a identidade da criança negra. Nesse contexto, foi destacado que o processo histórico e cultural definiu uma identidade negra aversiva aos indivíduos, os sujeitos compuseram seu arsenal comportamental com contingências que legitimam a raça dominante, branca, eurocêntrica e masculina. Tomando por base uma identidade que passa por processos que buscam aproximação da identidade grupal e individual que enalteçam as características fenotípicas e culturais dos homens brancos, visando um distanciamento constante de tudo que aproxime da origem negra, num processo de manutenção dos padrões de respostas reconhecidos pela ideologia dominante, desde as manifestações culturais, religiosas, a depreciação do fenótipo do povo negro. O reconstruir e recuperar a identidade racial do povo negro, sua origem histórica e cultural passa a ser a constituição do resgate da identidade negra, como um processo de resistência. | pt_BR |
dc.degree.level | Bacharelado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Ana Lúcia Barreto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCS - Centro de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.en | Identity | pt_BR |
dc.subject.en | Racism | pt_BR |
dc.subject.en | Black children | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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