Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3099
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | Aprendendo a fazer política de resistência: escrevivência de uma graduanda preta da zona rural |
Autor(es): | Malta, Ramoni Alves |
Orientador(a): | Tavares, Jeane Saskya Campos |
Membro(a) da banca: | Canário, Lilian Pereira |
Membro(a) da banca: | Teixeira, Adrielle de Matos Borges |
Referência: | MALTA, Ramoni Alves. Aprendendo a fazer política de resistência: escrevivência de uma graduanda preta da zona rural. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022. |
Resumo: | Narrar uma parte da sua própria história é uma tarefa difícil, porque é falar de atravessamentos, é reviver e repensar. E assim, cheia de afetações, inclusive no próprio processo da escrita, que nasce este trabalho. É neste envolvimento que me percebo, e desse modo, não vejo como desenvolvê-lo sem trazer um pouco da minha construção e reconhecimento deste EU NEGRA, que também ocupa e se constitui na Universidade Pública e no espaço rural de onde venho. O objetivo deste trabalho é analisar, através da escrevivência e revisão de literatura, como a Universidade, mesmo que fomente espaços para debates sobre raça, classe e gênero, ainda é uma instituição que mantém um padrão branco, colonial, hegemônico e faz a manutenção de hierarquias de poder. E demonstrar, a partir da experiência de uma mulher preta do espaço rural, que essa vivência pode convergir e também divergir das experiências do analisar urbano. As considerações finais apontam para a importância de trabalhos como este para a Psicologia, porque revelam como as modificações nas bases de saber precisam partir da transgressão dos aportes teóricos, acolhendo as narrativas e saberes populares que secularmente sofrem com o genocídio e epistemicídio. Este trabalho surge como um disparador para a construção de outras epistemologias. É uma evidência científica através da escrevivência. |
Palavras-chave: | Escrevivência Universidade Mulher negra Educação Pública |
Resumo em inglês: | Narrating a part of your own story is a difficult task, because it means talking about crossings, reliving and rethinking. And so, full of affectations, including in the writing process itself, this work was born. It is in this involvement that I see myself, and in this way, I do not see how to develop it without bringing a little of my construction and recognition of this BLACK SELF, which also occupies and constitutes itself in the Public University and in the rural space where I come from. The objective of this work is to analyze, through writing and literature review, how the University, even though it fosters spaces for debates about race, class and gender, is still an institution that maintains a white, colonial, hegemonic standard and maintains power hierarchies. And demonstrate, based on the experience of a black woman from rural areas, that this experience can converge and also diverge from the experiences of urban analysis. The final considerations point to the importance of works like this for Psychology, because they reveal how changes in the bases of knowledge need to start from the transgression of theoretical contributions, embracing the narratives and popular knowledge that have suffered for centuries from genocide and epistemicide. This work appears as a trigger for the construction of other epistemologies. It is scientific evidence through writing. |
Palavras-chave em inglês: | Writing University Black woman Public education |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Data do documento: | 29-Jul-2022 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-03-04T17:16:29Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3099 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendendo_Fazer_Política_TCC_2022.pdf | 296,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.