Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3052
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: A Reprodução do machismo no ambiente escolar: uma análise das construções de papéis sociais
Autor(es): Lima, Aline Maturino Gomes
Orientador(a): Reis, Dyane Brito
Membro(a) da banca: Clemente, Márcia da Silva
Membro(a) da banca: Pedreira, Valdecir Nascimento
Referência: LIMA, Aline Maturino Gomes. A Reprodução do machismo no ambiente escolar: uma análise das construções de papéis sociais. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo central analisar as praticas das professoras do ensino fundamental de uma escola particular, localizada no município de São Félix-Ba na perspectiva do enfrentamento às construções machistas/ sexistas no ambiente escolar. Partindo do entendimento que a construção social de gênero é influenciada pela educação, esta pesquisa qualitativa se propõe a analisar as construções dos papéis sociais no ambiente escolar sendo este o espaço legitimado para formação de identidades. Pretendemos deste modo, evidenciar as formas educacionais com os quais as crianças se deparam buscando analisar como estes processos influenciam na formação de sujeitos e seus comportamentos sociais. Fazemos um estudo sobre a realidade social abordando as diversas violências impostas às mulheres, os impactos causados por uma educação sexista, as concepções de identidades sociais de gênero constituídos no ambiente escolar e a atuação das professoras perante as construções machistas dos seus educandos (as).
Palavras-chave: Papel social
Machismo
Sexismo
Gênero
Educação
Resumo em inglês: This research aims to analyze the practices of primary school teachers of a private school, located in the municipality of São Félix-Ba in the perspective of confronting the sexist / machista constructions in the school environment. Based on the understanding that the social construction of gender is influenced by education, this qualitative research proposes to analyze the constructions of social roles in the school environment being this the legitimized space for the formation of identities. In this way, we intend to highlight the educational forms that children face in order to analyze how these processes influence the formation of subjects and their social behaviors. We carry out a study about the social reality addressing the various violence imposed on women, the impacts caused by a sexist education, the conceptions of gendered social identities constituted in the school environment, and the teachers' behavior towards the machista constructions of their students.
Palavras-chave em inglês: Social role
Male chauvinis
Sexism
Gender
Education
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Data do documento: 25-Abr-2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-01-25T15:54:54Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3052
Aparece na(s) coleção(ões):CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reproducao_Machismo_Ambiente_TCC_2018.pdf796,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.