Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas CETEC - Cursos de Graduação CETEC - Bacharelado em Engenharia Civil - TCC
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dc.creatorSantos, Mateus Ferreira Santana-
dc.date.accessioned2023-12-11T19:41:43Z-
dc.date.available2023-12-11T19:41:43Z-
dc.date.issued2021-10-06-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2970-
dc.description.abstractThe road mode corresponds to a considerably higher percentage of use in relation to the displacement of cargo and passengers across the country. Thus, the economy has a direct influence on this type of transport, since this movement of cargo and people contributes to the social and economic development of the country. However, costs related to transport tend to increase with the poor quality of the roads, which in addition to affecting the economy, brings users a lack of comfort and safety. Therefore, there is a need to evaluate the conservation and maintenance programs of the highways, so that their efficiency is signaled. This work aims to evaluate the operational phase of PATO's annual work plan and budget, which consists of a conservation and maintenance contract on highway BR-101/BA Km 288.30 to Km 443.80 under the responsibility of the Department National Infrastructure and Transport – DNIT, thus presenting the benefits for the user and for the preservation of the road body. For this, a survey of the services performed on the highway over the months of December/2020 to July/2021 was carried out, through on-site visits along the stretch, indicating the main activities carried out over the period and establishing the relationship between these activities with the costs, safety, comfort and preservation of this heritage of great importance to Brazil. Thus, the work states that the operationalization of the P.A.T.O conservation and maintenance program in the section in question provides better rolling conditions, enabling greater comfort and safety for users.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectConservação e manutençãopt_BR
dc.subjectConforto e segurançapt_BR
dc.subjectPATO (Plano anual de trabalho e orçamento)pt_BR
dc.subjectDNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes)pt_BR
dc.titleAvaliação diagnóstica de um plano anual de trabalho e orçamento (PATO) em fase de operacionalização na Br-101/BA, km 288,30 ao km 443,80pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO modo rodoviário corresponde a um percentual consideravelmente maior de utilização em relação ao deslocamento de cargas e passageiros pelo país. Com isso, a economia tem influência direta deste tipo de transporte, uma vez que essa movimentação de cargas e pessoas contribui para o desenvolvimento social e econômico do país. Contudo, os custos relacionados ao transporte tendem a aumentar com a má qualidade das vias que além de afetar a economia, traz aos usuários a falta de conforto e segurança. Diante disso, surge a necessidade de avaliar os programas de conservação e manutenção das rodovias, de forma que a sua eficiência seja sinalizada. O presente trabalho, tem como objetivo avaliar a fase de operação do plano anual de trabalho e orçamento PATO, que consiste em um contrato de conservação e manutenção na rodovia BR-101/BA Km 288,30 ao Km 443,80 sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – DNIT, apresentando assim os benefícios para o usuário e para preservação do corpo estradal. Para isto, foi realizado um levantamento dos serviços executados na rodovia ao longo dos meses de dezembro/2020 a julho/2021, através de visitas in loco no trecho, indicando as principais atividades desenvolvidas ao longo do período e estabelecendo a relação entre essas atividades com os custos, segurança, conforto e preservação deste patrimônio de grande relevância para o Brasil. Assim, o trabalho enuncia que a operacionalização do programa de conservação e manutenção P.A.T.O no trecho em questão proporciona melhores condições ao rolamento, possibilitando maior conforto e segurança aos usuários.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Sérgio Santos de-
dc.contributor.referee1Duarte, Anaxsandra da Costa Lima-
dc.contributor.referee2Almeida, Mário Sergio de Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.enHighwayspt_BR
dc.subject.enConservation and maintenancept_BR
dc.subject.enComfort and safetypt_BR
dc.subject.enPATO (Annual work plan and budget)pt_BR
dc.subject.enDNIT (National Department of Infrastructure and Transport)pt_BR
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