Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Rafaela de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-11-28T18:39:34Z-
dc.date.available2023-11-28T18:39:34Z-
dc.date.issued2016-08-18-
dc.identifier.citationSANTANA, Rafaela de Oliveira. Nome social na Universidade: tensões curriculares no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 55 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2921-
dc.description.abstractIn the last decade the Brazilian public university has played an important role with the company. Historically constituted as privileges space, the university was once accessed by a few, today thanks to its expansion includes new identities, with all its diversity profiles, cultures, tastes, modes etc. These new identities were made up over the years and today has gained rights. Among these the Social name is still a recent right won the categories Ts, Transvestites, Transsexuals, which allows the subject to use in public institutions that already have resolution ensuring this right the name by which they are identified according to gender identity they feel they belong. Universities are one of these institutions. The Reconcavo The Federal University of Bahia -UFRB as recent institution, inserted in this context of contemporary changes approved in 2015 the use of Social Name by students and technicians and servers. This advance in rights protection becomes therefore UFRB a space of debate opportunities and visibility of existing identities and claims in the university environment. So the Center for the Arts, Humanities and Letters-CAHL, one of the campus UFRB, known as the campus diversity becomes an interesting field of research in the quest for understanding how these new subjects inserted in this university space feel about the right to take up and express their identities. In this work of course completion concepts such as identity, difference is problematized based on curriculum theories Critical and post-critical in questioning the contradictions Curriculum Traditional Prescribed order thus support the discussion of the importance of using the social name of transvestites and transsexuals University as well as the curriculum stresses that form from the moment that this right is guaranteed and ensured within this educational space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectNome Socialpt_BR
dc.subjectCentro de Artes, Humanidades e Letras -CAHLpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia –UFRBpt_BR
dc.titleNome social na Universidade: tensões curriculares no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNa última década a universidade pública brasileira tem assumido um papel importante frente à sociedade. Historicamente constituída como espaço de privilégios, a universidade que antes era acessada por poucos, hoje graças a sua ampliação abarca as novas identidades, com toda sua diversidade de perfis, culturas, gostos, modos etc. Essas novas identidades foram se constituídos ao longo dos anos e hoje vem conquistando direitos. Dentre estes o Nome Social é um direito ainda recente conquistado pelas categorias Ts, Travestis, Transexuais, que permite que o sujeito utilize nas instituições públicas que já possuem Resolução assegurando esse direito o nome pelo qual eles se identifica de acordo com a identidade de gênero a que eles se sentem pertencentes. As Universidades são uma dessas instituições. A Universidade Federal Do Recôncavo da Bahia –UFRB enquanto instituição recente, inserida nesse contexto de mudanças contemporâneas aprovou no ano de 2015 a utilização do Nome Social pelos estudantes e técnicos e servidores. Este avanço na garantia de direitos torna portanto, a UFRB um espaço de possibilidades de debates e visibilidades de identidades e reivindicações existentes no ambiente universitário. Assim no Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL, um dos Campus da UFRB, conhecido como o campus da diversidade torna-se um campo de pesquisa interessante, na busca pela compreensão de como esses novos sujeitos inseridos neste espaço universitário se sentem quanto ao direito de assumirem e manifestarem suas identidades. Neste trabalho de conclusão de curso conceitos como identidade, diferença são problematizados baseados nas teorias curriculares Críticas e Pós-Critícas num questionamento as contradições do Currículo Tradicional Prescrito visando assim, fundamentar a discussão sobre a importância da utilização do nome social de travestis e transexuais na Universidade, bem como as tensões curriculares que se formam a partir do momento em que esse direito é garantido e assegurado dentro deste espaço educacional.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Nova, Carla Carolina Costa da-
dc.contributor.referee1Rosenária Ferraz de, Souza-
dc.contributor.referee2Lima, Solyane Silveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.enIdentitypt_BR
dc.subject.enDifferencept_BR
dc.subject.enCurriculumpt_BR
dc.subject.enSocial namept_BR
dc.subject.enArts, Humanities and Letters Center -CAHLpt_BR
dc.subject.enFederal University of Recôncavo da Bahia –UFRBpt_BR
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