Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Vida estudantil e os percalços da afiliação universitária: um olhar sobre jovens cotistas no Recôncavo da Bahia
Autor(es): Souza, Michele Mota
Orientador(a): Santos, Georgina Gonçalves dos
Membro(a) da banca: Àvila, Heleni Duarte Dantas de
Membro(a) da banca: Dantas, Lys Marinha Vinhaes
Referência: SOUZA, Michele Mota. Vida estudantil e os percalços da afiliação universitária: um olhar sobre jovens cotistas no Recôncavo da Bahia. 2013. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2013.
Resumo: A juventude é uma fase na vida cujos conflitos são intensos, em que determinadas escolhas norteiam os caminhos para a vida adulta. A universidade, apesar da alta seletividade ainda existente, tornou-se uma dessas possíveis escolhas. No entanto aprender a lidar com as regras acadêmicas e institucionais, para conseqüentemente não fracassar é condição fundamental na vida estudantil. Esse aprendizado possui um acentuado grau de dificuldade, que se intensificam quando nos referimos a estudantes ingressos a partir de ações afirmativas, oriundos de camadas sociais mais fragilizadas. Desta maneira, buscamos com este estudo identificar características e dificuldades que envolvem o processo de afiliação ao ensino superior de estudantes cotistas, verificando as diferenças por eles percebidas entre a vida escolar e a universitária. Foram sujeitos desta pesquisa seis estudantes recém ingressos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através das políticas de ações afirmativas. O trabalho desenvolve-se pautado em uma abordagem qualitativa, tomando como técnicas a observação participante e a entrevista compreensiva. Assim, foi possível verificar que os primeiros semestres na universidade são marcados por dificuldades e incertezas que ganham formas principalmente através da diferença entre o desenho de ensino vivenciado na escola e agora na universidade. Reclama-se dos assuntos acadêmicos que são aplicados em sala sem considerar o que estudaram antes, indicando problemas no aprendizado por não saberem de assuntos que deveriam ter sido vistos no ensino médio. Apontam ainda, para a falta de informação em relação a programas assistenciais e de setores na universidade, desenvolvendo a sensação de “estar perdido”, assim como a falta de apoio institucional. A família apresentou-se de modo fundamental tanto na pretensão de ingresso quanto na permanência universitária. Os estudantes indicam que a necessidade de não passar pelas mesmas privações vividas pelos familiares juntamente com o contínuo apoio recebido, de caráter emocional e/ou financeiro foram fundamentais para a continuidade dos estudos. Percebemos que o ingresso na universidade significa para estes sujeitos uma possibilidade de realização pessoal e ascensão econômica apesar das dificuldades experienciadas no cotidiano acadêmico. Podemos compreender que o processo de afiliação a vida universitária requer desses jovens o desenvolvimento de habilidades praticas que possibilitem a permanência nesse novo espaço que diferente da escola, os prepara para a vida adulta e não para uma nova serie colegial. Ressalta-se ainda que as formas e o ritmo de aprendizagem manifestam-se de modo diferente entre os graduandos, tendo em vista que os mesmos possuem pouco tempo para adquirir determinadas competências que os engajem a Universidade, assim como características e condições de vida diferenciadas. O que nos aponta para a necessidade de melhores condições Pedagógicas e institucionais que propiciem mecanismos de integração que levem em consideração as peculiaridades dos estudantes auxiliando-os no processo de afiliação ao ambiente Universitário.
Palavras-chave: Juventude
Afiliação universitária
Ações afirmativas
Resumo em inglês: Youth is a stage in life whose conflicts are intense in certain choices that guide the paths to adulthood. The university , despite the high selectivity still exists , has become one of those possible choices . However learn to cope with the academic and institutional rules, therefore not to fail is fundamental in student life . This has a severe learning difficulty, which intensify when referring to students tickets from affirmative action, coming from vulnerable social strata . Thus , this study sought to identify characteristics and difficulties involved in the process of affiliation to higher education for students shareholders, checking the differences they perceived between school and university life . The study subjects were six freshmen students at the Federal University of Bahia Recôncavo (UFRB), through affirmative action policies . The work develops ruled by a qualitative approach, using techniques such as participant observation and comprehensive interview. Thus, it was possible to verify that the first semester in college are marked by difficulties and uncertainties winning ways mainly through the difference between the design of learning experienced in school and now in college . Calls up the academic subjects that are applied in the classroom without considering what they had studied before, indicating problems in learning for not knowing the issues that should have been seen in high school . Also point to the lack of information in relation to welfare programs and university sectors, developing a sense of "being lost " , as well as the lack of institutional support . The family presented so far in the fundamental claim admission as the university residence. Students indicate that the need not go through the same hardships experienced by families along with the continuous support received , character emotional and / or financial support were essential for the continuation of studies . We realize that entering university means to these guys a possibility of personal fulfillment and economic rise despite the difficulties experienced in daily academic. We understand that the process of affiliation with university life requires these young people develop skills that enable practices to remain in this new space that differs from school, prepare them for adult life and not for a new high school series. It is noteworthy that the forms and pace of learning are manifested differently among undergraduates, given that they have little time to acquire certain skills that engage the University, as well as characteristics and living conditions differentiated. What points us to the need for better Pedagogical and institutional mechanisms that facilitate the integration taking into account the peculiarities of students helping them in the process of affiliation with the university environment.
Palavras-chave em inglês: Youth
University affiliation
Affirmative action
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Data do documento: 21-Out-2013
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-11-21T17:55:50Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2896
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