Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CECULT - Especialização em Políticas e Gestão Cultural - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Especialização
Título: A presença das infâncias e juventudes nas políticas públicas de cultura: análise dos Planos Nacional, Estadual (Bahia) e Municipal de Cultura (Salvador).
Autor(es): Bicalho, Poliana Lima
Orientador(a): Reis, Paula Félix dos
Referência: BICALHO, Poliana Lima. A presença das infâncias e juventudes nas políticas públicas de cultura: análise dos Planos Nacional, Estadual (Bahia) e Municipal de Cultura (Salvador). Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Política e Gestão Cultural) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2019.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a ‘presença’ e a ‘ausência’ de metas, relacionadas a infância e juventude, no campo da gestão pública para a cultura, com o recorte nos documentos: Plano Nacional de Cultura, Plano Estadual de Cultura da Bahia e Plano Municipal de Cultura de Salvador. Assim, tendo como metodologia escolhida para o desenvolvimento deste trabalho a revisão bibliográfica e documental, partiremos do entendimento de infâncias e juventudes como sujeitos de direito à cultura e, portanto, devem ser atendidos por uma política pública que dialogue com as características geracionais destes sujeitos. Para pensarmos numa sociedade democrática é necessário compreender que eles possuem modos diversos de significação e de ação no mundo, diferente dos adultos, mas que também expressam uma produção cultural, entrelaçada pelas questões de etnia, gênero, histórias individuais, territorialidade, e que são para além da relação destes sujeitos com o campo da educação. Por fim, elucubraremos sobre a importância das instâncias de democracia participativa (direta) e representativa, a exemplo dos Conselhos de Cultura, no monitoramento dos planos e programas governamentais.
Palavras-chave: Políticas públicas
Políticas públicas - Cultura
Cultura - Gestão
Plano nacional de cultura
Resumo em inglês: This article aims to analyze the 'presence' and 'absence' of goals linked to childhood and youth in the public management for the culture, with clipping in the documents: National Culture Plan, Bahia State Culture Plan and Salvador City Culture Plan. Consequently, having choice the bibliographic review like methodology for the development of this work, we will start from the understanding of childhoods and youths as subjects of culture rights and therefore its must be attended by a public policy that dialogues with the generational characteristics of these subjects. To think as a democratic society it is necessary to understand that they have different ways of meaning and action in the world, different for the adults, but that also express a cultural production, intertwined by issues of ethnicity, gender, individual histories, territoriality, and that are beyond the relationship of these subjects with the field of education. Finally, we will clarify about the importance of participatory democracy instances (direct), such as the Councils of Culture, in the monitoring government plans and programs.
Palavras-chave em inglês: Public policy
Public policies - Culture
Culture - Management
National culture plan
Resumo em espanhol: BICALHO, Poliana Lima. A presença das infâncias e juventudes nas políticas públicas de cultura: análise dos Planos Nacional, Estadual (Bahia) e Municipal de Cultura (Salvador). Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Política e Gestão Cultural) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2019.
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Políticas e Gestão Cultural
Data do documento: 2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2021-03-06
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2841
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