Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2812
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Anias, Laís Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T20:34:29Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T20:34:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
dc.identifier.citation | ANIAS, Laís Souza. Reserva cognitiva: uma revisão sistemática da literatura. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2812 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista “Revista Aletheia” | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work proposes to describe the concept of cognitive reserve (CR) and to evaluate the quality of the articles found. Method: This is a systematic review study. English articles were selected from the PubMed database, from 2015 to 2020, using the descriptors “cognitive reserve” and “concept”. After selection, the quality assessment was carried out by two independent reviewers, using the AMSTAR scale and comparing their results in a statistical package using the Kappa index. Results: 17 articles were selected and there was a difficulty in the literature in presenting a consensus on the concept of CR. When evaluating the quality of the studies, the AMSTAR scale demonstrated low agreement between evaluators and an average value very close to the minimum value of the scale. Conclusions: CR can be considered broadly or is characterized as a “passive” reserve model. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reserva cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Conceito | pt_BR |
dc.title | Reserva cognitiva: uma revisão sistemática da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe a descrever o conceito de reserva cognitiva (RC) e avaliar a qualidade dos artigos encontrados. Método: Este é um estudo de revisão sistemática. Foram selecionados artigos em inglês a partir base de dados PubMed, no período de 2015 a 2020, através dos descritores “cognitive reserve” e “concept”. Após a seleção, a avaliação da qualidade foi realizada por duas revisoras independentes, utilizando a escala AMSTAR e comparando seus resultados em pacote estatístico através do índice Kappa. Resultados: Foram selecionados 17 artigos e observou-se uma dificuldade na literatura em apresentar um consenso sobre o conceito de RC. Ao avaliar a qualidade dos estudos, a escala AMSTAR demonstrou baixa concordância entre avaliadores e um valor médio muito próximo do valor mínimo da escala. Conclusões: RC pode ser considerada de forma ampla ou é caracterizada como um modelo “passivo” de reserva. | pt_BR |
dc.degree.level | Especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Kelly Cristina Atalaia da | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Suehiro, Adriana Cristina Bolhouça | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCS - Centro de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.en | Cognitive reserve | pt_BR |
dc.subject.en | Concept | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reserva_Cognitiva_Revisao_TCC_2021.pdf | 571,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.