Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnias, Laís Souza-
dc.date.accessioned2023-10-16T20:34:29Z-
dc.date.available2023-10-16T20:34:29Z-
dc.date.issued2021-05-13-
dc.identifier.citationANIAS, Laís Souza. Reserva cognitiva: uma revisão sistemática da literatura. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2812-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista “Revista Aletheia”pt_BR
dc.description.abstractThe present work proposes to describe the concept of cognitive reserve (CR) and to evaluate the quality of the articles found. Method: This is a systematic review study. English articles were selected from the PubMed database, from 2015 to 2020, using the descriptors “cognitive reserve” and “concept”. After selection, the quality assessment was carried out by two independent reviewers, using the AMSTAR scale and comparing their results in a statistical package using the Kappa index. Results: 17 articles were selected and there was a difficulty in the literature in presenting a consensus on the concept of CR. When evaluating the quality of the studies, the AMSTAR scale demonstrated low agreement between evaluators and an average value very close to the minimum value of the scale. Conclusions: CR can be considered broadly or is characterized as a “passive” reserve model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReserva cognitivapt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.titleReserva cognitiva: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a descrever o conceito de reserva cognitiva (RC) e avaliar a qualidade dos artigos encontrados. Método: Este é um estudo de revisão sistemática. Foram selecionados artigos em inglês a partir base de dados PubMed, no período de 2015 a 2020, através dos descritores “cognitive reserve” e “concept”. Após a seleção, a avaliação da qualidade foi realizada por duas revisoras independentes, utilizando a escala AMSTAR e comparando seus resultados em pacote estatístico através do índice Kappa. Resultados: Foram selecionados 17 artigos e observou-se uma dificuldade na literatura em apresentar um consenso sobre o conceito de RC. Ao avaliar a qualidade dos estudos, a escala AMSTAR demonstrou baixa concordância entre avaliadores e um valor médio muito próximo do valor mínimo da escala. Conclusões: RC pode ser considerada de forma ampla ou é caracterizada como um modelo “passivo” de reserva.pt_BR
dc.degree.levelEspecializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Kelly Cristina Atalaia da-
dc.contributor.advisor-co1Suehiro, Adriana Cristina Bolhouça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.enCognitive reservept_BR
dc.subject.enConceptpt_BR
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