Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2807
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Especialização |
Título: | Produção científica em avaliação psicológica no contexto das dificuldades de aprendizagem |
Autor(es): | Amorim, Camila Oliveira de |
Orientador(a): | Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça |
Coorientador(a): | Silva, Kelly Cristina Atalaia da |
Referência: | AMORIM, Camila Oliveira de. Produção científica em avaliação psicológica no contexto das dificuldades de aprendizagem. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021. |
Resumo: | O presente estudo investigou a produção científica em avaliação psicológica no contexto das dificuldades de aprendizagem publicada em periódicos nacionais e internacionais indexados no Portal de Periódicos CAPES. Foram analisados 42 artigos revisados por pares, entre os anos de 2010 e 2019, recuperados em 12 periódicos. Os resultados indicaram que as revistas CEFAC, Psicologia: Reflexão e Crítica e Psicologia: Teoria e Pesquisa se destacaram nas publicações e que os anos mais profícuos foram 2012, 2013 e 2014. Observou-se que todos os artigos localizados foram provenientes de autoria múltipla, sendo a região Sudeste do país a responsável pela origem da maior parte das produções que, em sua maioria, consistiam em relatos de pesquisas. Somente um estudo foi realizado com adultos e as amostras foram compostas majoritariamente por até 100 participantes. Houve predominância de avaliações no contexto escolar e o emprego de uma grande variabilidade de técnicas nas avaliações realizadas, com destaque para os testes psicométricos e as escalas que, em sua maioria, tratavam-se de instrumentos com evidências de validade e precisão. Tais achados possibilitaram a construção de um panorama das publicações sobre a temática nos últimos de anos e se constituem como um ponto de partida importante para investigações futuras. |
Palavras-chave: | Avaliação psicológica Aprendizagem Produção científica |
Resumo em inglês: | The present study investigated the scientific production in psychological assessment in the context of learning difficulties published in national and international journals indexed in the CAPES Journal Portal. Forty-two peer reviewed articles were analyzed, between the years 2010 and 2019, retrieved from 12 journals. The results indicated that the journals CEFAC, Psychology: Reflection and Criticism and Psychology: Theory and Research stood out in the publications and that the most fruitful years were 2012, 2013 and 2014. It was observed that all articles found were from multiple authors, the Southeast region of the country being responsible for the origin of most of the productions that, in its majority, consisted of research reports. Only one study was carried out with adults and the samples were composed mainly of up to 100 participants. There was a predominance of evaluations in the school context and the use of a great variability of techniques in the evaluations carried out, with emphasis on the psychometric tests and the scales, which, in their majority, were instruments with evidence of validity and precision. Such findings enabled the construction of an overview of publications on the subject in recent years and constitute an important starting point for future investigations. |
Palavras-chave em inglês: | Psychological assessment Learning Scientific production |
Resumo em espanhol: | El presente estudio investigó la producción científica en evaluación psicológica en el contexto de dificultades de aprendizaje publicadas en revistas nacionales e internacionales indexadas en el Portal de Revistas CAPES. Se analizaron 42 artículos revisados por pares, entre los años 2010 y 2019, recuperados de 12 revistas. Los resultados indicaron que las revistas CEFAC, Psicología: Reflexión y Crítica y Psicología: Teoría e Investigación destacaron en las publicaciones y que los años más fructíferos fueron 2012, 2013 y 2014. Se observó que todos los artículos encontrados eran de múltiples autores, el Región sureste del país siendo responsable del origen de la mayoría de las producciones que, en su mayoría, consistieron en informes de investigación. Solo se realizó un estudio con adultos y las muestras estuvieron compuestas principalmente por hasta 100 participantes. Hubo un predominio de las 2 evaluaciones en el contexto escolar y el uso de una gran variabilidad de técnicas en las evaluaciones realizadas, con énfasis en las pruebas psicométricas y las escalas, que, en su mayoría, fueron instrumentos con evidencia de validez y precisión. Tales hallazgos permitieron la construcción de un panorama de las publicaciones sobre el tema en los últimos años y constituyen un importante punto de partida para futuras investigaciones. |
Palavra em espanhol: | Evaluación psicológica Aprendizaje Producción científica |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde |
Data do documento: | 15-Mai-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Informação(ões) adicional(is): | Trabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista “Psicologia Revista”. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-10-16T18:53:41Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2807 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Producao_Cientifica_Avaliacao_TCC_2021.pdf | 323,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.