Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lisiane Pires-
dc.date.accessioned2023-10-09T16:53:01Z-
dc.date.available2023-10-09T16:53:01Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.citationSILVA, Lisiane Pires. Dificuldades enfrentadas por estudantes nas instituições federais de ensino superior: a UFRB em perspectiva comparada. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2789-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista Triângulo.pt_BR
dc.description.abstractThis article sought to compare the difficulties faced by students from Brazilian IFES in the Northeast, UFRB and their Teaching Centers in a comparative way. It was based on a documentary, exploratory and descriptive analysis of the information extracted from the report that characterizes the “Socioeconomic and cultural profile of undergraduate students at UFRB: statistics 2018” (UFRB / SIADI, 2019). The article presents the changes faced by students in the transition from high school to higher education and in turn the difficulties experienced by these students after these changes. Among the results presented, it is noteworthy that more than 80% of students in Brazil, the Northeast, UFRB and study centers have some type of emotional difficulty during the undergraduate period and, in contrast, a low incidence of seeking care psychological and psychiatric problems on the part of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdaptação acadêmicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectInstituições Federais de Ensinopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.titleDificuldades enfrentadas por estudantes nas instituições federais de ensino superior: a UFRB em perspectiva comparadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo buscou avaliar de forma comparativa as dificuldades enfrentadas pelos estudantes das IFES brasileiras do Nordeste, UFRB e dos seus Centros de Ensino. Baseou-se em uma análise documental, exploratória e descritiva das informações extraídas do relatório que caracteriza o “Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação da UFRB: estatísticas 2018” (UFRB/SIADI, 2019). O artigo apresenta as mudanças enfrentadas pelos estudantes na transição do ensino médio para o ensino superior e por sua vez as dificuldades vivenciadas por esses estudantes após essas mudanças. Dentre os resultados apresentados chama-se atenção que mais de 80% dos estudantes do Brasil, Nordeste, UFRB e Centros de estudo apresentam algum tipo de dificuldade emocional ao longo do período da graduação e, em contrapartida, uma baixa a incidência de busca por cuidados psicológicos e psiquiátricos por parte dos estudantes.pt_BR
dc.degree.levelEspecializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Meireles, Everson-
dc.contributor.advisor-co1Rabelo, Dóris Firmino-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.enAcademic adaptationpt_BR
dc.subject.enLearningpt_BR
dc.subject.enHealthpt_BR
dc.subject.enFederal Educational Institutionspt_BR
dc.subject.enUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.subject.esAdaptación académicapt_BR
dc.subject.esAprendiendopt_BR
dc.subject.esSaludpt_BR
dc.subject.esInstituciones Educativas Federalespt_BR
dc.subject.esUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo buscó evaluar comparativamente las dificultades que enfrentan los estudiantes de IFES brasileños en el Nordeste, UFRB y sus Centros de Enseñanza. Se basó en un análisis documental, exploratorio y descriptivo de la información extraída del informe que caracteriza el “Perfil socioeconómico y cultural de los estudiantes de pregrado de la UFRB: estadísticas 2018” (UFRB / SIADI, 2019). El artículo presenta los cambios que enfrentan los estudiantes en la transición de la escuela secundaria a la educación superior y, a su vez, las dificultades que experimentaron estos estudiantes luego de estos cambios. Entre los resultados presentados, se destaca que más del 80% de los estudiantes en Brasil, Nordeste, UFRB y centros de estudios tienen algún tipo de dificultad emocional durante el período de graduación y, en contraste, una baja incidencia de búsqueda de atención por problemas psicológicos y psiquiátricos. por parte de los estudiantes.pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dificuldades_Enfrentadas_Estudantes_TCC_2021.pdf315,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.