Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Bacharelado em Engenharia Florestal - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCezar, Ana Paula Moreira-
dc.date.accessioned2023-09-26T22:16:05Z-
dc.date.available2023-09-26T22:16:05Z-
dc.date.issued2014-11-07-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2741-
dc.description.abstractEucalyptus was brought to Brazil in 1860, for the manufacture of poles and railroad ties to the the old-Companhia Paulista de Estradas de Ferro. But, by the fact of a good adaptability it has been marketed for many other purposes. Little companies have emerged in the market to meet the demand for products and services of large companies, mainly about cellulose and paper companies. In this context, the present study aimed to create a proposal for the implementation of a quality management for a small companies to sell eucalyptus wood on the northern coast of Bahia, the RC Serviços Florestais LTDA. The data collection occurred on company meetings in the Alagoinhas’ Town, and monitoring daily activities. The company presents the activities concentrated in the area of forest operations and techniques, ranging from wood procurement to delivery in the courtyard of the customer, beyond the outsourcing of some services, such as transportation, loading and semi-mechanized felling of eucalyptus. Based on this set up, the Plan Integration of Quality was divided into three programs: Administrative Quality Management, Quality Management Program Management and Operational Quality Management Program, which are subdivided into project area, which will be deployed by the employees themselves, making participatory, slow, gradual and continues insertion; The general guidelines are composed of the 14 principles of Deming and the components of the "House of Quality" (quality, cost, service, moral and security); It was also suggested programs, methods and quality tools for driving the implementation of quality management in the enterprise.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendimentospt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectFlorestalpt_BR
dc.subjectEucaliptopt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.titleProposta de implantação da gestão da qualidade na RC Serviços Florestais Ltdapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO eucalipto foi trazido para o Brasil em 1860, para a produção de postes e dormentes para a ex-Companhia Paulista de Estradas de Ferro, mas por apresar uma boa adaptabilidade passou a ser comercializado pra vários outros fins. Pequenas empresas tem surgido no mercado para atender a demanda de produtos e serviços das empresas de grande porte, principalmente as empresas de celulose e papel. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo criar uma proposta de implantação da gestão da qualidade para uma empresa de pequeno porte de venda de madeira de eucalipto na região do Litoral Norte da Bahia, a RC Serviços Florestais LTDA. A coleta dos dados ocorreu em reuniões na empresa no município de Alagoinhas, além do acompanhamento das atividades cotidianas. A empresa apresenta suas atividades concentradas na área de operações e técnicas florestais, que vai desde a compra de madeira até a entrega no pátio do cliente, além da terceirização de alguns serviços, como transporte, carregamento e corte semi-mecanizado de eucalipto. Com base nisso estabeleceu-se, o Plano de Inserção da Qualidade foi dividido em três programas: Programa de Gestão da Qualidade Administrativa, Programa de Gestão da Qualidade Gerencial e Programa de Gestão da Qualidade Operacional, que são subdivididos em projetos de área, que serão implantados pelos próprios funcionários, tornando a inserção participativa, lenta, gradual e continua; As diretrizes gerais são compostas pelos 14 princípios de Deming e dos componentes da “Casa da Qualidade” (qualidade, custo, atendimento, moral e segurança); Sugeriu-se também programas, métodos e ferramentas de qualidade para a condução da implantação da gestão da qualidade na empresa.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcos Roberto da-
dc.contributor.referee1Azevedo, Alessandra Bandeira Antunes de-
dc.contributor.referee2Galindo, José Roberto Fernandes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTALpt_BR
dc.subject.enEnterpisept_BR
dc.subject.enQualitypt_BR
dc.subject.enForestpt_BR
dc.subject.enEucalyptuspt_BR
dc.subject.enCompanypt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Bacharelado em Engenharia Florestal - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta_Implantaao_Gestao_TCC_2014.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.