Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Graduação CECULT - Curso Superior de Tecnologia em Artes do Espetáculo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Maria José de-
dc.date.accessioned2023-09-22T23:41:32Z-
dc.date.available2023-09-21-
dc.date.issued2023-05-23-
dc.identifier.citationJESUS, Maria José de. Memórias de um corpo negro em trânsito: a trajetória de uma mulher negra da Zona Rural até o seu ingresso na UFRB campus Santo Amaro, Bahia. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnológico em Artes do Espetáculo) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2723-
dc.description.abstractThe present memorial aims to demonstrate the process of construction of an exhibition artistic project as a course conclusion work of the component "Work of Artistic Convergence", developed in the course of Technologies of Performing Arts of the Center for Culture, Languages and Applied Technologies (CECULT), of the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). This work is situated in the field of performing arts and focused on the dialogue between scenography and expography, in order to briefly narrate my personal trajectory as a black woman, from my childhood in the south of Bahia to my entry into the public university. The main theme of the work seeks to contribute to an ethnic and racial discussion so present today in society, demonstrating how access to education is fundamental for awareness and the development of a critical sense. In a concise way, this memorial also proposes a discussion on the capillary issue of the black population that suffers discrimination due to the texture of the hair. The capillary issue has been considered one of the traits that socially mark the black individual in society and the specialized bibliography points out that such discriminations also result from the physical characteristics of the color of their skin, being a preponderant factor and often the target of racial violence. In this context, the black population has to deal daily with racist acts and suspicious looks of society that does not conform to sharing the collective spaces, in general, with people who have black skin, seeing them in a threatening way, as if their presence brought to these white individuals some kind of danger and discomfort. These behaviors were introduced to Brazilian society still in the period of colonialism and reinforced throughout the history of the country that, although it is considered a mixed nation, is still marked by racist behaviors of people who feel entitled to practice segregationist in the daily life of society. To conceive and develop this theme in an expository artistic work, the methodologies adopted are based on specialized bibliographic sources both in the field of memory and in the field of racial ethnic relations. The set of exhibition material was organized as follows: photographic records and writing of personal accounts; audio recording of some specific environments and sounds; and photographic records of places that marked my trajectory. In addition, physical and virtual models of the spaces that could house this exhibition assembly were made.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racial - Brasilpt_BR
dc.subjectCabelopt_BR
dc.subjectIdentidade étnicapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.titleMemórias de um corpo negro em trânsito: a trajetória de uma mulher negra da zona rural até o seu ingresso na UFRB - Campus Santo Amaro, Bahia.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente memorial tem por objetivo demonstrar o processo de construção de um projeto artístico expositivo como trabalho de conclusão de curso do componente “Obra de Convergência Artística”, desenvolvido no curso de Tecnologias de Artes do Espetáculo do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Este trabalho se situa no campo das artes cênicas e teve como foco o diálogo entre a cenografia e a expografia, com o intuito de narrar resumidamente a minha trajetória pessoal como mulher negra, desde a minha infância no sul baiano até o meu ingresso na universidade pública. O tema principal da obra busca contribuir para uma discussão étnica e racial tão presente hoje na sociedade, demonstrando como o acesso à educação é fundamental para a tomada de consciência e o desenvolvimento de um senso crítico. De forma concisa, este memorial propõe igualmente uma discussão sobre a questão capilar da população preta que sofre discriminação, devido à textura dos cabelos. A questão capilar tem sido considerada um dos traços que marcam socialmente o indivíduo negro na sociedade e a bibliografia especializada aponta que tais discriminações também decorrem das características físicas da cor da sua pele, sendo um fator preponderante e com frequência alvo de violência racial. Nesse contexto, a população preta tem que lidar cotidianamente com atos racistas e olhares desconfiados da sociedade que não se conforma em dividir os espaços coletivos, em geral, com pessoas que possuem a pele preta, vendo-as de forma ameaçadora, como se a sua presença trouxesse para esses indivíduos brancos algum tipo de perigo e desconforto. Esses comportamentos foram introduzidos à sociedade brasileira ainda no período do colonialismo e reforçados ao longo da história do país que, embora seja considerada uma nação miscigenada, ainda é marcada por condutas racistas de pessoas que se sentem no direito de praticar o segregacionismo no cotidiano da sociedade. Para conceber e desenvolver esta temática em uma obra artística expositiva, as metodologias adotadas têm como base fontes bibliográficas especializadas tanto no campo da memória, quanto no campo das relações étnico raciais. O conjunto de material expositivo foi organizado do seguinte modo: registros fotográficos e escrita de relatos pessoais; gravação de áudios de alguns ambientes e sons específicos; e de registros fotográficos de lugares que marcaram essa minha trajetória. Além disso, foi realizada a confecção de maquetes físicas e virtuais dos espaços que pudessem abrigar essa montagem expositiva.pt_BR
dc.degree.levelTecnólogopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Ricardo José Brügger-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6241-6840pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1389945762936710pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cunha, Rubens da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9296889075982613pt_BR
dc.contributor.referee1Lindner, Maria Laura Souza Alves Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2355573715849277pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Rubens Ramos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.enMemorypt_BR
dc.subject.enRacial identitypt_BR
dc.subject.enBlacks - Racial identity - Brazilpt_BR
dc.subject.enHairpt_BR
dc.subject.enEthnic identitypt_BR
dc.subject.enAestheticspt_BR
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