Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Phaloma Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-09-20T18:21:28Z-
dc.date.available2023-09-20T18:21:28Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationARAÚJO, Phaloma Rodrigues. A experiência interprofissional dos discentes de medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2703-
dc.description.abstractInterprofessional Education (IPE) and interprofessional practice (IPP) have emerged as relevant topics to be discussed in the field of Health. Recent studies have guided IPE towards teamwork as a component of a broad reform in the model of professional training and health care in Brazil. Based on this explanation, the present work raised the following problem: how has the interprofessional experience of the interns of the Medicine course at the Health Sciences Center (CCS) of the Federal University from Reconcavo of Bahia (UFRB) been in their practical activities? The issue was used as a mobilizing question during a focus group with medical interns, in order to investigate, through Content Analysis, their interprofessional practical experiences. In this sense, the objective was to understand and analyze the perceptions about the existence of IPE principles in Health in the practical curricular components of the course, by carrying out a documental analysis of the Political-Pedagogical Project of the Course (PPC) of Medicine at UFRB. In light of the chosen method and document analysis, the data were merged. It was concluded that, in general, the interns have some experience with interprofessional teamwork and a general understanding of the subject. The PPC is intrinsically aligned with the principles and guidelines of the Unified Health System (SUS), among other relevant intentions for broad training committed to the principles of the EIP, although the term interprofessionality is not explicitly discussed. However, it is necessary to encourage such discussions, since the literature in Brazil is still incipient.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação interprofissionalpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.subjectProjeto Político-Pedagógico do Cursopt_BR
dc.subjectMedicina - Internospt_BR
dc.titleA experiência interprofissional dos discentes de medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação Interprofissional (EIP) e a prática interprofissional (PIP) têm emergido como temas relevantes a serem discutidos no campo da Saúde. Estudos recentes orientaram a EIP para o trabalho em equipe como componente de uma ampla reforma no modelo de formação profissional e de atenção à saúde no Brasil. Partindo desta explanação, o presente trabalho levantou o seguinte problema: como tem sido a experiência interprofissional dos internos do curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em suas atividades práticas? Utilizou-se a problemática como pergunta mobilizadora durante a realização de um grupo focal com os internos de Medicina, a fim de investigar, por meio da utilização de uma Análise de Conteúdo das informações coletadas, suas experiências e práticas interprofissionais. Nesse sentido, objetivou-se compreender e analisar as percepções acerca da existência de princípios da EIP em Saúde nos componentes curriculares práticos do curso, através da realização de uma análise documental do Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina da UFRB. Diante do método escolhido e da análise documental proposta, realizou-se a confluência das informações coletadas. Concluiu-se que, de modo geral, os internos possuíam alguma experiência com o trabalho interprofissional em equipe e um entendimento genérico sobre o assunto. Identificamos que no PPC do curso havia um alinhamento intrínseco com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outras intencionalidades relevantes para uma formação ampla e comprometida com os princípios da EIP, apesar de não se discutir explicitamente o termo interprofissionalidade. Contudo, faz-se necessário o fomento de tais discussões, uma vez que a literatura no Brasil ainda é incipiente.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Willian Tito Maia-
dc.contributor.referee1Aleluia, Ítalo Ricardo Santos-
dc.contributor.referee2Santos, Ana Clara Barreiros dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.enInterprofessional educationpt_BR
dc.subject.enFederal University of Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.subject.enPolitical-Pedagogical Project of the Coursept_BR
dc.subject.enMedicine - Internspt_BR
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