Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde PPGSPNI - Programa de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígena CCS - PPGSPNI - Dissertações/TCC
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dc.creatorSouza, Marina Mendes Antunes Alves de-
dc.date.accessioned2023-09-11T19:28:03Z-
dc.date.available2023-09-11T19:28:03Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Marina Mendes Antunes Alves de. Pró Zinha: uma prosa sobre o encontro da rezadeira, a aluna de medicina e uma professora universitária. 2022. 35 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2648-
dc.description.abstractIntroduction: This is a qualitative exploratory study whose objective is to understand and share, in a critical and sensitive way, the craft and traditional knowledge of a mourner, based on the perception of the components of this research. The guiding thread of the research emerges from the experience lived by the subjects, and by the author, who at the time was a substitute professor in the medical course internship at UFRB, in the disciplines of Family and Community Health and Collective Health, in the city of Santo Antônio de Jesus-BA, in 2019. Methodology: The data collection was carried out through scientific productions indexed in the electronic databases SCIELO, LILACS and MEDLINE, which were in Portuguese, available in full and free of charge. Discussion: It discusses the denial of the incorporation of traditional Afro-indigenous medicines that can be perceived in the lack of implementation of prayers as an Integrative Practice in the SUS, which follow the course of the denial of knowledge by the biomedical and hegemonic health system. Results: The challenges encountered for the elaboration of an audiovisual product in the midst of the COVID-19 pandemic are pointed out, as a tool to communicate the reported experience, and the lack of academic production on the subject, in addition to the perception of several actors about the incorporation of traditional knowledge of prayers in medical training and in the SUS. It is hoped that the study will contribute to the implementation of teaching policies aimed at transforming mentalities, practices and social relationships in the area of health and maintaining the memory of traditional knowledge in health.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedicina tradicionalpt_BR
dc.subjectTerapias complementarespt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectSanto Antônio de Jesus (BA)pt_BR
dc.titlePró Zinha: uma prosa sobre o encontro da rezadeira, a aluna de medicina e uma professora universitáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório cujo objetivo é compreender e compartilhar, de forma crítica e sensível, o ofício e o saber tradicional de uma rezadeira, a partir da percepção das componentes desta pesquisa. O fio condutor da pesquisa emerge da experiência vivida pelos sujeitos, e pela autora, que na ocasião, estava enquanto docente substituta no internato do curso de medicina da UFRB, nas disciplinas de Saúde da Família e Comunidade e Saúde Coletiva, na cidade de Santo Antônio de Jesus-BA, no ano de 2019. Metodologia: O levantamento de dados foi realizado através de produções científicas indexadas nas bases eletrônicas SCIELO, LILACS e MEDLINE, que estivessem em português, disponíveis na íntegra e gratuitamente. Discussão: Discute-se a negação da incorporação das medicinas tradicionais afro-indígenas que podem ser percebidas na falta da implementação das rezas como Prática Integrativa no SUS, que seguem o curso da negação de conhecimentos pelo sistema de saúde biomédico e hegemônico. Resultados: São apontados os desafios encontrados para a elaboração de um produto audiovisual em meio a pandemia da COVID-19, como ferramenta para comunicar a experiência relatada, e a falta de produção acadêmica sobre a temática, além da percepção de vários atores acerca da incorporação dos saberes tradicionais das rezas na formação médica e no SUS. Espera-se que o estudo contribua para a implementação de políticas de ensino que visam a transformação de mentalidades, de práticas e relações sociais, na área da saúde e manutenção da memória do conhecimento tradicional em saúde.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Denize de Almeida-
dc.contributor.referee1Cordeiro, Rosa Cândida-
dc.contributor.referee2Teixeira, Ana Rosa Marques Araujo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde da População Negra e Indígenapt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.subject.enTraditional medicinept_BR
dc.subject.enComplementary therapiespt_BR
dc.subject.enUnified Health Systempt_BR
dc.subject.enSanto Antônio de Jesus (BA)pt_BR
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