Caboclo - Repositório Institucional UFRB CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas CECULT - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CECULT - Especialização em Cidadania e Ambientes Culturais - TCC
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dc.creatorMiranda, Laise Santana-
dc.date.accessioned2023-08-03T21:56:06Z-
dc.date.available2019-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.citationMIRANDA, Laise Santana. “Quem esquece de onde veio não sabe para onde vai”: a resistência da poesia de Bráulio Bessa nos novos meios de comunicação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cidadania e Ambientes Culturais) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2580-
dc.description.abstractThis article aims to present Cordel's Literature as a historical symbol of resistance, focusing on Bráulio Bessa's literary experience and how he disseminates it. The choice of the theme was due to the need to discuss popular culture and to perceive the transformations that occurred from the changes in the way the public receives this genre. To achieve the goal, the procedures used were bibliographic research, readings and analysis of theoretical, historical and literary texts. Thus, we present a brief history of Cordel Literature since its arrival in Brazilian territory and present how this genre is capable of transmitting knowledge. It was also verified the importance of understanding the culture in its plurality and it is in this perspective that Popular Culture is analyzed, understanding that there is not a single culture and that there is not one culture more important than another. It is in this context that, at 14, Ceará Bráulio Bessa observed the opportunity to start his powder production, experiencing and valuing the context in which he was inserted. Nowadays, he stands by demonstrating the cultural and social riches of the northeastern region. His work takes the string to new spaces, affirming it on platform such as television and social networks, legitimizing popular poetic knowledge to the whole society. Thus, it is concluded that there is a concern of the poet Bráulio Bessa as a northeastern activist to equally reorient popular poetry, adapting it in contemporary society, consequently making it increasingly accessible to a new audience that can be characterized as a spectator and / or Internet user.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectBráulio Bessapt_BR
dc.title“Quem esquece de onde veio não sabe para onde vai”: a resistência da poesia de Bráulio Bessa nos novos meios de comunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse artigo tem como objetivo apresentar a Literatura de Cordel como símbolo histórico de resistência, focando na experiência literária de Bráulio Bessa e no modo como ele a divulga. A escolha do tema deu-se por uma necessidade de discutir sobre a cultura popular e perceber as transformações que ocorreram a partir das mudanças nas formas com que o público recebe esse gênero. Para alcançar o objetivo, os procedimentos utilizados foram as pesquisas bibliogáficas, leituras e análises de textos teóricos, históricos e literários. Assim, apresentamos um breve histórico da Literatura de Cordel desde a sua chegada em território brasileiro e apresentamos como esse gênero é capaz de transmitir saberes. Verificou-se também a importância de entender a cultura em sua pluralidade e é nessa perspectiva que a Cultura Popular é analisada, compreendendo que não existe uma única cultura e que não há uma cultura mais importante que outra. É nesse contexto que, aos 14 anos, o cearense Bráulio Bessa observou a oportunidade de começar a sua produção póetica, vivenciando e valorizando o contexto a qual estava inserido. Em dias atuais, ele posiciona-se demonstrando as riquezas culturais e sociais da região nordestina. Seu trabalho leva o cordel para novos espaços, afirmando-o em plataformas como a televisão e redes sociais, legitimizando o conhecimento poético popular a toda sociedade. Desse modo, concluiu-se que há uma preocupação do poeta Bráulio Bessa como ativista nordestino em reorientar igualitariamente a poesia popular, adaptando-a na sociedade contemporânea, consequentemente tornando-a cada vez mais acessível a um novo público que pode ser carcaterizado como espectador e/ou internauta.pt_BR
dc.degree.levelEspecializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Rubens da-
dc.contributor.referee1Martins, Waleska Rodrigues de Matos Oliveira-
dc.contributor.referee2Freitas, Viviane Ramos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Cidadania e Ambientes Culturaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.enLiterature of twinept_BR
dc.subject.enCommunicationpt_BR
dc.subject.enBráulio Bessapt_BR
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