Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorSousa, José Raimundo de Jesus-
dc.date.accessioned2023-08-01T19:58:24Z-
dc.date.available2023-08-01T19:58:24Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2563-
dc.description.abstractThe quality feeding of school encompasses several aspects. In this context it had been seen as a strategy to promote healthy eating habits, since school is the appropriate environment to develop these skills. The objective this study is to investigate how the quality of food offered in the Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) in Brazil, is addressed in scientific articles produced between 2007 and 2017. Thefore was done a literature review with selection scientific articles about the theme published between 2007 and 2017. Despite the relevance of the theme, a low number of published articles were observed. The results were categorized about three themes: the quality of food in the nutritional perspective, its hygienic-sanitary characteristics and the acceptance by the students benefited by the PNAE. This was noticed that it is necessary to review a adequate of the nutritional quality of the meals offered by the PNAE, since that they do not always comply with the that is recommended by its norms. The according sanitary hygienic quality, the need is seems, since that some studies point to high levels of contamination, as well as inefficient time-temperature control procedures. The acceptance of the students involves distinct elements, realize that seems to be necessary a better adjustments of the meals served, so that they have a better acceptance. However, it is necessary to call attention about the importance of further studies dealing with the hygienic-sanitary quality and acceptance of school foods served by the PNAE, so that it fulfills its objectives, of potentializing the growth and development of students, as well as promoting the formation of healthy and adequate eating habits.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectQualidade nutricionalpt_BR
dc.subjectQualidade higiênica sanitáriapt_BR
dc.subjectPNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)pt_BR
dc.titleA qualidade da alimentação ofertada no Brasil pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA qualidade da alimentação escolar abrange vários aspectos, nesse contexto é vista como estratégia no intuito de promover hábitos alimentares saudáveis, visto que a escola é o ambiente apropriado para desenvolver essas habilidades. Objetivou-se investigar como o tema da qualidade da alimentação ofertada no âmbito do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) no Brasil, é tratado em artigos científicos produzidos entre 2007 a 2017. Elaborou-se uma revisão de literatura com a seleção de artigos científicos sobre o tema publicados no período entre o ano de 2007 a 2017. Apesar da relevância do tema, observou-se um baixo número de artigos publicados. Os resultados foram categorizados entre três temas: a qualidade da alimentação na perspectiva nutricional, suas características higiênico-sanitárias e a aceitação pelos alunos beneficiados pelo PNAE. Percebeu-se que é necessário rever a adequação da qualidade nutricional das refeições ofertadas pelo PNAE, uma vez que nem sempre atendem ao que é preconizado por suas normas. Quanto à qualidade higiênico-sanitária segue a mesma necessidade, uma vez que alguns estudos apontam níveis elevados de contaminação, bem como procedimentos de controle de tempo-temperatura ineficientes. A aceitação dos alunos envolve elementos distintos, percebendo-se que parece haver a necessidade de melhores adequações das refeições servidas, para que estas tenham uma melhor aceitação. Contudo, ressalta-se a importância de mais estudos que tratem da qualidade higiênico-sanitária e da aceitação da alimentação escolar servida pelo PNAE, de modo que este cumpra seus objetivos, de potencializar o crescimento e desenvolvimento dos escolares, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis e adequados.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Amélia Borba Costa-
dc.contributor.referee1Martins, Barbara Eduarda Panelli-
dc.contributor.referee2Rebouças, Larissa Tannus-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enSchool feedingpt_BR
dc.subject.enNutritional qualitypt_BR
dc.subject.enSanitary hygienic qualitypt_BR
dc.subject.enPNAE (National School Feeding Program)pt_BR
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