Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPedreira, Roseane Ramos-
dc.date.accessioned2023-07-26T18:07:13Z-
dc.date.available2023-07-26T18:07:13Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2551-
dc.description.abstractThe subject of playfulness was always on the agenda in the educational environment, given its relevance and historical heritage. The theme is linked to Education, as well as to teaching and learning relationships. In this way, the present work aims to show "ludic forms of teaching" as an option of motivating practice and facilitating learning as a whole, being applied to basic education especially in the teaching of Science. Every day we see the need for innovation in pedagogical practices, considering that feelings of discouragement, apathy, among other negative behaviors on the part of the students is something present, undesirable and consequently not contributing to the acquisition of knowledge. When it comes to innovation of the methodologies used, it is proposed the use of playfulness in the educational context in the intention that the latter become more pleasant, pleasant and engaging in the sense of enabling better results in the teaching and learning process. The research, as the one already elucidated, constituted a review of the literature, where several researches related to the theme were used, as well as some examples of applications of playful practices in the educational field, carried out by other authors, and experience of such practices as well as the relevance of including playful practices in the school context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas lúdicas - Educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino e estudo - Ciênciaspt_BR
dc.titleUma revisão bibliográfica sobre o lúdico com enfoque no ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO assunto ludicidade sempre esteve em pauta no meio educativo, dada sua relevância e herança histórica. O tema encontra-se atrelado a Educação, assim como com as relações de ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho objetiva mostrar formas lúdicas de ensino como uma opção de prática motivadora e facilitadora da aprendizagem como um todo, sendo as mesmas aplicadas á educação básica em especial no ensino de Ciências. A cada dia percebe-se a necessidade da inovação das práticas pedagógicas, tendo em vista que sentimentos de desânimo, apatia, dentre outros comportamentos negativos por parte dos discentes é algo presente, não desejável e consequentemente não contribuindo na construção de saberes. Quando se trata de inovação das metodologias utilizadas se propõe o uso da ludicidade no âmbito educativo na intenção de que este último se torne mais agradável, prazeroso e envolvente no sentido de possibilitar melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma se tratará acerca das possíveis contribuições da prática lúdica nas relações educativas. A pesquisa se constituiu de uma revisão de literatura, utilizando-se de diversos trabalhos relacionados ao tema, assim como alguns exemplos de aplicações de práticas lúdicas no âmbito educativo, realizadas por alguns autores em que ficaram evidentes as contribuições reais de tais práticas assim como a relevância de se incluir as mesmas no contexto escolar.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Poy, Cecília Dominical-
dc.contributor.referee1Carvalho, Elipaula Marques da Cruz-
dc.contributor.referee2Melo, Pedro Nascimento-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enPlayful practices - Educationpt_BR
dc.subject.enLearningpt_BR
dc.subject.enTeaching and study - Sciencept_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Revisao_Bibliografica_Ludico_TCC_2018.pdf682,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.