Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorBonfim, Cricia Tainã Cerqueira-
dc.date.accessioned2023-07-25T22:02:27Z-
dc.date.available2016-
dc.date.issued2016-08-12-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2550-
dc.description.abstractThe lack of discussions of issues related to sexuality, at school, may reinforce prejudices and stereotypes rooted in society. In this sense, the analysis Textbook is relevant, since this is the most widely used teaching tool in teaching and learning processes, being an essential part of the school context. It is believed that the contents present in textbooks, and their imagistic representations, can be influenced by scientific knowledge (K), values (V) and social practices (P) of the authors and editors. Clément (2006) believes that these variables (KVP) interact with each other, influencing the construction of the conceptions of each individual. By using this model, aimed to analyze the imagistic representations related to sexuality present in chapters of fifteen textbooks of Sciences of the eighth grade of elementary school, more distributed in the country, according to the Programa Nacional do Livro Didático/2014 (PNLD/2014). Data collection was conducted through an analytical matrix made by the authors and based: (1) the guidelines in the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); (2) in the PNLD/2014 announcement of the guidelines and (3) the research under the Science Education, related to the research theme. The results showed that the imagistic representations related to sexuality present in textbooks, not follow, to a large extent, the guidelines of the PCN and PNLD/2014 notice, and also the conditions of research in Science Education. Images relating to external genital organs, emotional relationships, condom use, sexually transmitted infections, auto eroticism and gender relations are presented in an unsatisfactory manner, according to the considered assumptions, and do not stimulate understanding of sexuality. In this perspective, it is understood that the images present in the textbooks need to be rethought to follow all the diversity that surrounds the theme sexuality, promoting thus a Science Teaching undissociated of learning related to the respect and tolerance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexualidade - Livro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectModelo KVP (Conhecimento cientifico, valores e praticas)pt_BR
dc.titleRepresentação imagética da sexualidade em livros didáticos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA ausência de discussões de temas relacionados à sexualidade, no espaço escolar, pode reforçar preconceitos e estereótipos, enraizados na sociedade. Neste sentido, a análise do Livro Didático assume relevância, já que este é o recurso didático mais utilizado nos processos de ensino e aprendizagem, sendo parte essencial do contexto escolar. Acredita-se que os conteúdos presentes nos Livros Didáticos, e suas representações imagéticas, podem ser influenciados pelo conhecimento cientifico (K), valores (V) e práticas sociais (P) dos autores e editores. Clément (2006) acredita que essas variáveis (KVP) interagem entre si, influenciando na construção das concepções de cada individuo. Com a utilização deste modelo, objetivou-se analisar as representações imagéticas, relacionadas à sexualidade, presentes em capítulos dos quinze livros didáticos de Ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental, mais distribuídos no país, de acordo com o Programa Nacional do Livro Didático/2014 (PNLD/2014). A coleta de dados foi realizada através de uma matriz analítica confeccionada pelos autores e fundamentada: (1) nas orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN); (2) nas orientações do edital do PNLD/ 2014 e (3) nas investigações no âmbito do Ensino de Ciências, relacionadas com o tema da pesquisa. Os resultados encontrados revelaram que as representações imagéticas relacionadas à sexualidade, presentes nos Livros Didáticos, não seguem, em grande medida, as orientações do PCN e do edital PNLD/2014, e, também os pressupostos da pesquisa em Ensino de Ciências. As imagens referentes aos órgãos gênitas externos, às relações afetivas, ao uso de preservativos, às infecções sexualmente transmissíveis, ao autoerotismo e às relações de gênero se apresentam de forma insatisfatória, de acordo com os pressupostos considerados, e não estimulam a compreensão da sexualidade. Nesta perspectiva, entende-se que as imagens presentes nos Livros Didáticos precisam ser repensadas para que acompanhem toda a diversidade que ronda a temática sexualidade, promovendo-se, assim, um Ensino de Ciências indissociado de aprendizagens relacionadas ao respeito e à tolerância.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Gabriel-
dc.contributor.referee1Givigi, Ana Cristina Nascimento-
dc.contributor.referee2Dornelles, Priscila-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enSexuality - Textbookpt_BR
dc.subject.enElementary schoolpt_BR
dc.subject.enKVP model (Scientific knowledge, values ​​and practices)pt_BR
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