Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Patrícia Petitinga-
dc.date.accessioned2023-07-25T19:43:50Z-
dc.date.available2023-07-25T19:43:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2547-
dc.description.abstractFrom a postmodern perspective, the study seeks to understand the mode of research with histories of life from male and female teachers. For this, the work discusses polysemy which strains the concept of identity, making links to understand the identitary teacher constitution and finally, examines epistemological and methodological issues concerning the mode of inquiry. This is a bibliographic search, the exploratory type, the theoretical/textual mode. The collected data is based on the literature related to the primary and secondary relevant to the topic. Locating identity in postmodernity, it is possible to say that it is a continuous process of being in the world, and every person is able to accept different identities at different times. As well as the subject ́s identity is not monolithic, the identity of the teacher is also related to the multifaceted aspects that create multiple identities that differ from the notion of profile or professional role. The identity of teachers, then, can be considered a combination of his biography, cultural and social influences and institutional values, and also can change as the roles played and the circumstances. In the context of postmodernism as a research paradigm, teachers whotell their own life stories, no longer objects to subjects, authors reframe their trajectories along the research process. Thus research procedures, rely on the subjectivity of the narrator and who investigates them, and they are directed to the understanding others, their context and the meaning of lived experience that is created by the other.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPós-modernismopt_BR
dc.subjectProfessores - História de vidapt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.titleQuem é você, professor? O que pretendemos conhecer quando pesquisamos histórias de vida de professores e professoras?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoÀ luz de perspectivas pós-modernas, o estudo busca compreender a modalidade de pesquisa com histórias de vida de professores e professoras. Para isso, o trabalho discute a polissemia que tensiona o conceito de identidade, fazendo pontes para entender a constituição indentitária docente e, por fim, analisa aspectos epistemológicos e metodológicos concernentes a esse modo de investigar. Essa é uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratória, na modalidade teórica/textual. A produção de dados para o estudo está baseada na literatura primária e secundária pertinente ao tema. Situando a identidade na pós-modernidade, é possível dizer que é um processo contínuo de estar no mundo, e cada pessoa é capaz de assumir identidades distintas em diferentes momentos. Assim como a identidade do sujeito não é monolítica, a identidade docente também está relacionada com aspectos multifacetados que criam múltiplas identidades que se distanciam da noção de perfil ou papel profissional. A identidade dos professores, então, pode ser considerada uma combinação da sua biografia, das influências culturais e sociais e dos valores institucionais, podendo passar por mudanças conforme os papéis desempenhados e as circunstâncias. No âmbito do pós-modernismo como paradigma de pesquisa, os professores que narram suas histórias de vida deixam de ser objetos para serem sujeitos, autores que ressignificam suas trajetórias ao longo do processo de investigação. Desse modo, os procedimentos de pesquisa contam com a subjetividade de quem narra e de quem investiga, e estão dirigidos à compreensão do outro, de seus contextos e do sentido do vivido que é criado pelo outro.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Gabriel-
dc.contributor.referee1Almeida, Renato de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Andréia Maria Pereira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enPostmodernismpt_BR
dc.subject.enTeachers - Histories of lifept_BR
dc.subject.enTeacher identitypt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quem_Voce_Professor_TCC_2014.pdf335,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.