Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2533
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Anabell Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T20:45:11Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T20:45:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-03 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2533 | - |
dc.description.abstract | The present research brings an approach on innovative practices in the teaching of biology, because it is believed that the use of pedagogical innovation in the classes provides greater learning for the students. Aiming to answer the main objective of this work, which is to investigate if the high school teachers of the state public schools of Cruz das Almas develop innovative practices in the teaching of Biology, verify if the teachers of Biology perform innovative practices in High School, if they realize what are the most developed, to evaluate possible motivations for which innovative practices are inserted in Biology classes or not. Interviews were conducted as a data collection technique, using a previously prepared script, which is a qualitative research, of the case study type. In this way, the contributions of the following authors were introduced: Bizzo (2007), Nascimento, Fernandes and Mendonça (2010), Ferrite (1995), Krasilchick (2004), Toshi (2010), France and Santos (2011), Sepulveda and Almeida. The results indicated that there is a concern of teachers interviewed in using resources as a way to pedagogically innovate their Biology classes, to provide greater dynamism in the classes and thus to arouse students interest and contribute to a better teaching / learning. It is concluded that despite the difficulties encountered by the interviewed teachers, innovative classes are taking place in the discipline of Biology in the public schools of Cruz das Almas/BA. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Professores de biologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Cruz das Almas (BA) | pt_BR |
dc.title | Práticas inovadoras no ensino de Biologia no município de Cruz das Almas/BA: percepções dos docentes do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa traz uma abordagem sobre práticas inovadoras no ensino de Biologia, pois acredita-se que a utilização de inovação pedagógica nas aulas propicia maior aprendizagem para os alunos. Busca-se responder ao principal objetivo deste trabalho, que é investigar se os professores do ensino médio das escolas públicas estaduais de Cruz das Almas desenvolvem práticas inovadoras no ensino de Biologia, verificar se os professores de Biologia realizam práticas inovadoras no ensino médio e, se realizarem, saber quais são as mais desenvolvidas, avaliar possíveis motivações pelas quais práticas inovadoras são ou não inseridas nas aulas de Biologia. Realizaram-se entrevistas como técnica de coleta de dados, com utilização de um roteiro preparado anteriormente, sendo esta uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Com isso, observam-se as contribuições dos seguintes autores: Bizzo (2007), Nascimento, Fernandes e Mendonça (2010), Ferrite (1995), Krasilchick (2004 ), Toshi (2010), França e Santos (2011), Sepulveda e Almeida (2016). Os resultados indicaram que há uma preocupação dos professores entrevistados em utilizar recursos como forma de inovar pedagogicamente nas suas aulas de Biologia, para proporcionar maior dinamismo nas aulas e, assim, despertar o interesse dos alunos e contribuir para um melhor ensino/aprendizado. Conclui-se que, apesar das dificuldades encontradas pelos professores entrevistados, aulas inovadoras estão ocorrendo na disciplina de Biologia nas escolas públicas de Cruz das Almas/BA. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Tatiana Polliana Pinto de | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Neilton da | - |
dc.contributor.referee2 | Ramos, Luiza Olivia Lacerda | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Pedagogical innovation | pt_BR |
dc.subject.en | Teachers of biology | pt_BR |
dc.subject.en | High school | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching of biology | pt_BR |
dc.subject.en | Cruz das Almas (BA) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Praticas_Inovadoras_Ensino_TCC_2018.pdf | 880,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.