Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorRosário, Juliana Santos do-
dc.date.accessioned2023-07-20T19:55:08Z-
dc.date.available2023-07-20T19:55:08Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2531-
dc.description.abstractThe planning of teaching practice is an intentional action that involves the definition of teaching objectives and the adoption of procedures that search for the balance between means and ends, as well as resources and strategies that facilitate the development of students' learning skills. Regarding the planning of the teaching of Natural Sciences at the Elementary level it is not different, however, it’s also necessary to value the creativity and innovation of the didactic processes, in order to reach new perspectives of teaching and learning in the current school. This study aimed to contrast the conceptions and strategies used for the planning of the innovative pedagogical action of the teaching of Natural Sciences in two schools in the city of Cruz das Almas - BA. To make it possible the investigation, it was necessary a dialogue with the theoretical reference such as: Bizzo (1998), Carvalho (2006, 2011, 2013), Coutinho (2003, 2005), Freire (1959, 1987), Gandin (1983, 2008), Vasconcellos (2010) and others. The study assumes a qualitative, exploratory approach and, for this purpose, a semi-structured interview and application of the Free Word Association Technique (FWAT) were used together with two teachers who teach the discipline of Natural Sciences in the final years of Elementary School, one located in the rural area and another in the urban area in the city of Cruz das Almas - BA. The data collected were categorized and interpreted according to Bardin (2011), through Content Analysis under a contrastive view. The results of the research indicate that one of the participants has a simplistic conception regarding the planning of innovative pedagogical action, while the second presents arguments closer to a planning with these characteristics. Through the reports, the participants placed the importance of the theme and demonstrated to invest in innovative pedagogical practices, even having a superficial conception regarding to the issue. Therefore, the research evidenced that the participants have the support of theschool management and the pedagogical team, in addition to the students, to develop innovative pedagogical actions, but there are difficulties such as access to resources and work overload. Finally, even in the face of the superficiality of the innovative actions they perform, considering the daily difficulties, there is a desire of the participants to change and improve their teaching practices, which demands a disposal to continue learning about the sense of planning the process of teaching-learning in Natural Sciences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento pedagógicopt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titlePlanejamento da prática pedagógica inovadora no ensino de Ciências Naturais: uma análise contrastiva em duas turmas do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO planejamento da prática docente é uma ação intencional que envolve a definição de objetivos de ensino e a adoção de procedimentos que buscam o equilíbrio entre meios e fins, bem como de recursos e estratégias que facilitam o desenvolvimento das competências de aprendizagem dos estudantes. No tocante ao planejamento do ensino de Ciências Naturais no nível Fundamental não é diferente, no entanto, torna-se necessário valorizar também a criatividade e a inovação dos processos didáticos, com vistas ao alcance de novas perspectivas de ensinar e aprender na escola atual. Neste estudo objetivou-se contrastar as concepções e as estratégias utilizadas para o planejamento da ação pedagógica inovadora do ensino de Ciências Naturais em duas escolas no município de Cruz das Almas - BA. Para tornar possível a investigação, fez-se necessário um diálogo com os teóricos de referência, tais como: Bizzo (1998), Carvalho (2006, 2011, 2013), Coutinho (2003, 2005), Freire (1959, 198), Gandin (1983, 2008), Vasconcellos (2010) entre outros. O estudo assume uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, para tanto, utilizou-se a entrevista semiestruturada e aplicação da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) junto a duas professoras que lecionam a disciplina de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental, sendo uma lotada na zona rural e outra na zona urbana do município Cruz das Almas - BA. Os dados coletados foram categorizados e interpretados de acordo com Bardin (2011), através da Análise de Conteúdo sob uma visão contrastiva. Os resultados da pesquisa indicam que uma das participantes tem uma concepção simplista em relação ao planejamento da ação pedagógica inovadora, enquanto a segunda apresenta argumentos mais próximos de um planejamento com essas características. Através dos relatos, as participantes situaram a importância do tema e demostraram investir em práticas pedagógicas inovadoras, mesmo tendo uma concepção superficial referente a questão. Portanto, a pesquisa evidenciou que as participantes contam com o apoio da gestão escolar e da equipe pedagógica, além dos estudantes, para desenvolverem ações pedagógicas inovadoras, porém apresentam dificuldades como o acesso a recursos e a sobrecarga de trabalho. Por fim, mesmo diante da superficialidade das ações inovadoras que realizam, tendo em vista as dificuldades cotidianas, existe um desejo das participantes de mudanças e aprimoramento das suas práticas de ensino, o que demanda disposição para continuar aprendendo sobre o sentido de planejar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências Naturais.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Neilton da-
dc.contributor.referee1Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.contributor.referee2Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enPedagogical planningpt_BR
dc.subject.enPedagogical innovationpt_BR
dc.subject.enTeaching practicept_BR
dc.subject.enScience teachingpt_BR
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