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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2529
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Soares, Peterson Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T18:15:25Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T18:15:25Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2529 | - |
dc.description.abstract | Sickle cell disease (DF) is the most common genetic disease in human populations, in Brazil, the most prevalent. Bahia is the Brazilian State with the highest incidence of the Country and the Americas, particularly in the Recôncavo Region. The students who live with the DF have a high frequency of absences in classrooms, influencing their school life. Considering the high frequency of HbS in the State of Bahia; the high prevalence of SCD in the Bahia Recôncavo; and considering the health problems caused by the disease, it is questioned: How does DF influence the formative course of students living with this syndrome? This work aimed to identify the didactic-pedagogical actions carried out by the schools, due to the limitation in school attendance in relation to the students living with the DF. For that, a structured questionnaire was applied, with an exploratory character, which allowed the collection of data for quantitative analysis in the RStudio© program, from a population of students living with the DF. The analysis of the results showed that schools and teachers used two didactic-pedagogical actions in an incipient way. The total of 40% (08) of the students had support of these actions. It was notorious that the lack of didactic-pedagogical actions negatively influenced the formative course of these students. In the group supported by these actions, 62% (05) were approved, and in the group that did not have access to the actions, the approval percentage was 33% (04). The reasons that negatively affected the school attendance cited by students were: high frequency of tests, pain, medical consultations, performing various treatments, hospitalization and bullying. The age / grade distortion was 50% and school dropout 10% of the sample of the students who participated in the study. An important factor associated to success in the training course was the genotype associated with FD in this population. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial e inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Doença falciforme | pt_BR |
dc.subject | Ações didático-pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Recôncavo (BA) | pt_BR |
dc.title | O percurso formativo de educandos que vivem com a doença falciforme | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A Doença Falciforme (DF) é a doença genética mais comum nas populações humanas, no Brasil, a mais prevalente. A Bahia é o Estado brasileiro com a incidência mais elevada do País e das Américas, particularmente na Região do Recôncavo. Os educandos que vivem com a DF apresentam frequência elevada de ausências nas salas de aulas, influenciando em sua vida escolar. Tendo em vista a frequência elevada da HbS no Estado da Bahia; a prevalência elevada da DF no Recôncavo Baiano; e considerando os agravos a saúde causados pela doença, questiona-se: como a DF influencia no percurso formativo de educandos que vivem com esta síndrome? Este trabalho objetivou Identificar as ações didático-pedagógicas inclusivas realizadas pelas escolas em função da limitação na assiduidade escolar dos educandos que vivem com a DF, bem como sua relação com o sucesso no percurso formativo. Para isso, foi realizado a aplicação de questionário estruturado, com caráter exploratório, que permitiu a coleta de dados para análise quantitativa no programa RStudio© , a partir de uma população de educandos que vivem com a DF. A análise dos resultados demostrou que as escolas e os professores utilizaram duas ações didático-pedagógicas de forma incipiente. O total de 40% (08) dos educandos tiveram amparo dessas ações. Foi notório como a falta de ações didático-pedagógicas influenciou negativamente no percurso formativo destes educandos. No grupo amparado por essas ações, 62% (05) foram aprovados, e no grupo que não tiveram acesso as ações, a porcentagem de aprovação foi de 33% (04). Os motivos que afetaram negativamente a assiduidade escolar citadas pelos educandos foram: a frequência elevada de realização de exames, crises álgicas, consultas médicas, realização de tratamentos diversos, internação e bullying. A distorção idade/série foi de 50% e a evasão escolar 10% da amostra dos educandos que participaram do estudo. Um fator importante associado ao sucesso no percurso formativo foi o genótipo associado à DF nesta população. Entre os educando com histórico de reprovações, 91% (10) possuíam o genótipo HbSS, forma homozigótica da doença denominada Anemia Falciforme. Desta forma, considera-se importante maior reflexão e discussões sobre a temática, no intuíto de popularizar os conhecimentos sobre a DF entre educandos, professores, comunidade escolar e as gestões, para incentivar a capacitação profissional e o conhecimento sobre as Leis e portarias que regem a Educação Especial e Inclusiva nas instituições formadoras e unidades de ensino na região do Recôncavo Baiano e Baixo Sul do Estado da Bahia. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Couto, Fábio David | - |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Rosilda Arruda | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Special and Inclusive Education | pt_BR |
dc.subject.en | Sickle cell disease | pt_BR |
dc.subject.en | Didactic-pedagogical actions | pt_BR |
dc.subject.en | Recôncavo (BA) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Percurso_Formativo_Educandos_TCC_2018 (1).pdf | 942,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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