Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Junior, Miguel Bury dos-
dc.date.accessioned2023-07-04T21:20:24Z-
dc.date.available2023-07-04T21:20:24Z-
dc.date.issued2018-04-05-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2501-
dc.description.abstractIn the school routine, the teacher is faced with several resources, tools and methodologies to assist him in teaching science, and one of these resources is the use of playful activities. Given the importance of this tool and methodology in activities inside and outside the classroom, this work aimed to verify the understanding of teachers from the municipal education network on the theme of playfulness and its use in the classroom. Through a qualitative research, a questionnaire was elaborated and applied to 18 science teachers, from five schools in the municipality of Cruz das Almas, who work in the final years of elementary school. It can be seen that all teachers recognize the importance of using playful activities, as well as the benefits they bring to students, but not all teachers use playful activities in science teaching. It was also found that some teachers sometimes carry out school planning to carry out the ludic activity, implying that they only plan such activities when requested by the coordination or direction. In addition to what was thought for the purpose of this work, it was observed that 61% of teachers who teach science do not have training in the area, and teach the discipline to fill the workload established by the school. The collected data will be demonstrated and discussed in this monograph and the final considerations on the need for teacher training, the development of recreational activities, and the commitment of schools to insert the trained teacher as a science subject teacher, presented in the discussions and conclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAtividades lúdicas - Metodologiaspt_BR
dc.subjectCruz das Almas (BA)pt_BR
dc.titleA ludicidade na perspectiva dos professores de ciências da rede municipal de ensino na cidade de Cruz das Almas - Bapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNo cotidiano escolar, o professor se vê diante de diversos recursos, ferramentas e metodologias para auxilia-lo no ensino de ciências, e um destes recursos é o uso deatividades lúdicas. Diante da importância desta ferramenta e metodologia nas atividades dentro e fora da sala, este trabalho objetivou verificar a compreensão do professor da rede municipal de ensino sobre a temática ludicidade e seu uso em sala de aula. Por meio de uma pesquisa qualitativa foi elaborado um questionário e aplicado a 18 professores de ciências, de cinco escolas do município de Cruz das Almas, que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Pode-se observar que todos os professores reconhecem a importância do uso de atividades lúdicas, bem como os benefícios que trazem aos estudantes, porém nem todos os professores utilizam o lúdico no ensino de ciências. Também foi constatado que alguns professores realizam às vezes o planejamento escolar para realizar a atividade lúdica, dando a entender que só planejam tais atividades quando é solicitado pela coordenação ou direção. Além do que foi pensado pelo objetivo deste trabalho, foi observado que 61% dos professores que lecionam ciências não possuem formação na área, e lecionam a disciplina para preencher a carga horária estabelecida pela escola. Os dados coletados serão demonstrados e discutidos nesta monografia e as considerações finais sobre a necessidade de formação dos professores, desenvolvimento de atividades lúdicas, e empenho das escolas para inserir o professor formado como professor da disciplina de ciências, apresentados nas discussões e conclusão.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Poy, Cecília Dominical-
dc.contributor.referee1Carvalho, Elipaula Marques da Cruz-
dc.contributor.referee2Melo, Pedro Nascimento-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enLudicitypt_BR
dc.subject.enScience teachingpt_BR
dc.subject.enLudic activities - Methodologiespt_BR
dc.subject.enCruz das Almas (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ludicidade_Perspectiva_Professores_TCC_2018.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.