Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorCosta, Katiane Bessa-
dc.date.accessioned2023-06-30T14:04:02Z-
dc.date.available2023-06-30T14:04:02Z-
dc.date.issued2017-04-10-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2486-
dc.description.abstractSexuality is associated with life, sensations, feelings, and emotions related to pleasure. When present in speeches and reflections that value the totalization of the subject, it manifests itself as Sexual Education, therefore, it can not be ignored, especially in educational institutions. In view of this, we intend to deal with the approach of Sexual Education from the beginning of the discourse of Sexuality on social parameters, going through the school and entering the teacher training courses, focusing our attention on the Degree in Biology through the analysis of placements Of five state and federal universities in the state of Bahia, namely: UFBA, UFRB, UESC, UNEB and UEFS. This bibliographic research has an exploratory and qualitative character, where the selection of the studies and the interpretation of the information obtained were subject to the subjectivity of the author. Here we are confronted with the rupture of the Discourse on Sexuality in the midst of the repressions and modesty that existed at different times until its insertion, even if deficient, in official documents in the last century, and the frustration they brought in not giving the theme a " Place of honor "in the current curriculum. In the midst of so many instances, the discussions about Sexuality have spread mainly in school environments, making clear the importance of their insertion in the discourse of education, but in a qualified way. After this study, a better attention is required in the preparation of teachers, still in training, to approach Sexuality, especially in the exercise of the role of teacher / professor of Science and Biology, so that they become able to deal with the theme Under the conception of an Emancipatory Sexual Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação sexual emancipatóriapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA importância da sexualidade e da educação sexual no curso de formação docente: um olhar a partir de cursos de licenciatura em biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Sexualidade está associada à vida, sensações, sentimentos e emoções relacionados ao prazer. Quando presente em discursos e reflexões que valorizem a totalização do sujeito, manifesta-se como sendo Educação Sexual, portanto, não se pode ignorá-la, principalmente nas instituições de ensino. Diante disso, pretende-se versar, sobre a abordagem da Educação Sexual desde os primórdios do discurso da Sexualidade nos parâmetros sociais, perpassando o âmbito escolar e adentrando os cursos de formação docente, centrando nosso olhar na Licenciatura em Biologia por meio da análise de ementários de cinco principais universidades estaduais e federais do estado da Bahia, a saber: UFBA, UFRB, UESC, UNEB e UEFS. Esta Pesquisa Bibliográfica possui caráter exploratório e qualitativo, onde a seleção dos estudos e a interpretação das informações obtidas foram sujeitas à subjetividade da autora. Aqui, nos deparamos com o romper do discurso sobre a Sexualidade em meio às repressões e pudores existentes em diferentes épocas até à sua inserção, mesmo que deficitária, nos documentos oficiais no século passado e a frustração que estes trouxeram ao não conceder ao tema um maior destaque no currículo atual. Em meio a tantas instâncias, as conversações a respeito da Sexualidade se alastraram principalmente nos ambientes escolares, tornando-se nítido a importância de sua inserção no discurso da educação, porém de forma qualificada. Após este estudo, torna-se imprescindível uma melhor atenção na preparação docente, ainda em formação, para abordagem da Sexualidade, principalmente, no exercício da função de professor/professora de Ciências e Biologia, a fim de que se tornem aptos a tratarem o tema sob a concepção de uma Educação Sexual Emancipatória.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Pedro Nascimento-
dc.contributor.referee1Givigi, Ana Cristina Nascimento-
dc.contributor.referee2Pimentel, Susana Couto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enSexualitypt_BR
dc.subject.enSexual education emancipatorypt_BR
dc.subject.enTeacher trainingpt_BR
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