Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Laíse Lima-
dc.date.accessioned2023-06-15T21:45:34Z-
dc.date.available2014-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2469-
dc.description.abstractFacing the growing scenario of inclusive education, it recognizes the importance of conducting research that depart from issues relating to educational inclusion of people with disabilities, especially in the case of courses that involve teacher training in order to be these actors school that primarily work directly with students with disabilities. Search “Teacher Education for Inclusion of Students with Special Needs: A Case Study in Degree in Biology UFRB" aimed to analyze the training of teachers at the Federal University of Recôncavo da Bahia as to prepare for action with pupils with disabilities. The locus of the research was UFRB Campus located in Cruz das Almas, Bahia which houses the Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (the Center for Agricultural, Environmental and Biological Sciences). To develop this research the qualitative research approach to the methodological choice of case study with a view to deepening the studied phenomenon was adopted. The survey data needed to answer the problem of research involved: 1. Application Questionnaire with graduating students attending the last year of the Degree in Biology (DB) of UFRB; 2. Analysis of Political Pedagogical Project Course (PPC) of DB; 3 Semi-structured interview with the Semi-structured interview with the Coordinator of the College Degree in Biology. It could be observed throughout the discussions that emerged from the conceptions of learners and the manager, the recognition that the course has training activities to include very isolated at the discretion of faculty who teach the course curriculum components do not constitute a formative political to work in an inclusive context. From the analysis of the PPC of DB course can be seen that the course has no specific subjects in the area except Libras under Decree No. 5,626 / 05, and even brings a comprehensive perspective on their menus. In this way, the teachers that left this course are not prepared for the pedagogic work with students public target of the inclusion. One hopes that this inquiry could contribute so that the courses of teachers' formation in the UFRB secure a theoretical and practical base regarding inclusion, making possible the construction of knowledge that acts front the specificities of the groups.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Do Recôncavo Da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleFormação inicial de professores para inclusão de estudante com deficiência: um estudo de caso no curso de licenciatura em biologia da UFRBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDiante do cenário crescente da educação inclusiva, reconhece-se a importância de se realizar pesquisas que partem de questões relativas à inclusão escolar de pessoas com deficiência, principalmente em se tratando dos cursos que envolvem a formação de professores, tendo em vista serem esses os atores da escola que primordialmente atuam diretamente com os estudantes com deficiência. A pesquisa “Formação de Professores para Inclusão de Estudante com Deficiência: Um Estudo de Caso no Curso de Licenciatura em Biologia da UFRB” objetivou analisar a formação inicial de professores na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia quanto ao preparo para atuação com alunado com deficiência na perspectiva inclusiva. O lócus da pesquisa foi o Campus da UFRB localizado no município de Cruz das Almas-BA que abriga o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas. Para o desenvolvimento desta investigação foi adotado o enfoque qualitativo de pesquisa com a opção metodológica pelo estudo de caso com vistas ao aprofundamento do fenômeno estudado. O levantamento de dados necessários para responder ao problema da investigação, envolveu: 1. Aplicação de questionário com estudantes concluintes cursando o último ano do Curso de Licenciatura em Biologia (LB) da UFRB; 2. Análise do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC) de LB; 3 Entrevista semi-estruturada com o Coordenador do Colegiado do Curso de LB. Foi possível perceber ao longo das discussões, que emergiram das concepções dos formandos e do gestor, o reconhecimento de que o curso possui ações de formação para inclusão muito isoladas, a critério de docentes que ministram componentes curriculares no curso, não se constituindo numa política formativa para atuação em contexto inclusivo. A partir da análise do PPC do curso de LB, pode-se constatar que o curso não possui disciplinas específicas da área, exceto Libras por força do Decreto nº 5.626/05, e nem traz a perspectiva inclusiva em suas ementas. Desse modo, os docentes egressos do mesmo não são preparados para o trabalho pedagógico com estudantes público alvo da inclusão. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para que os cursos de formação de professores na UFRB assegurem uma base teórica e prática com relação a inclusão, possibilitando a construção de um saber que atue frente as especificidades dos grupos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, Susana Couto-
dc.contributor.referee1Couto, Fábio David-
dc.contributor.referee3Santos , Emmanuelle Félix dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enTeachers formationpt_BR
dc.subject.enInclusive educationpt_BR
dc.subject.enPerson with deficiencypt_BR
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