Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2463
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMarques, Roseane Neves-
dc.date.accessioned2023-06-14T17:18:25Z-
dc.date.available2023-06-14T17:18:25Z-
dc.date.issued2017-04-04-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2463-
dc.description.abstractWith the elaboration of this work we sought to analyze the importance of the practical classes in the teaching of Microbiology in the Middle Level, Because it is a didactic tool little explored, the practical classes become fundamental for learning. For this, a bibliographicaltype research was carried out, selecting references related to the study topic. The work was divided into three main topics: The first deals with a brief history about Microbiology and the object of study of microbiology. The second topic analyzes the Microbiology in High School showing how they are developed in Biology teaching, signaling the amount of weekly classes and how the teacher administers the theoretical and practical approaches Giving sequence with a summary of the modalities of practical activities and how each one is configured according to the method of elaboration. The third point presents a didactic sequence, approaching the Science-Technology-Society (CTS) perspective and its relevance in the school environment with the presentation of three practical examples, Aiming to work the skills and abilities of the students so that they can transpose the knowledge acquired in their daily life: Learning about viruses through the construction of a model; Bacteria in our everyday life; On the way there was a fungus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de microbiologiapt_BR
dc.subjectAula práticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleFerramenta didática para a elaboração de aulas práticas de microbiologia para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom a elaboração desse trabalho buscou-se analisar a importância das aulas práticas no ensino da Microbiologia no Nível Médio, pois, por ser uma ferramenta didática pouco explorada, as aulas práticas se tornam fundamentais para a aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo abordagem bibliográfica, selecionando-se referências relacionadas ao tema de estudo. O trabalho foi dividido em três tópicos principais: O primeiro aborda um breve histórico sobre a Microbiologia e o objeto de estudo da mesma, que são os micro-organismos. Já o segundo tópico analisa a Microbiologia no Ensino Médio retratando como são desenvolvidos seus conteúdos no ensino da Biologia, sinalizando a quantidade de aulas semanais e a forma como o professor administra as abordagens teóricas e práticas, dando seqüência com um resumo das modalidades de atividades práticas e como cada uma se configura de acordo com o método de elaboração. No terceiro ponto é apresentada uma seqüência didática, abordando a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e sua relevância no ambiente escolar com a apresentação de três exemplos práticos, objetivando trabalhar as competências e habilidades dos alunos para que esses consigam transpor os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano: Aprendendo sobre vírus por meio da construção de um modelo; As bactérias em nosso cotidiano; No caminho tinha um fungo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Honorato, Talita Lopes-
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Pedro Melo-
dc.contributor.referee1Pimenta, Maria Gardenny Ribeiro-
dc.contributor.referee2Carvalho, José Jorge Sousa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enTeaching methodpt_BR
dc.subject.enMicrobiology teachingpt_BR
dc.subject.enPractical classpt_BR
dc.subject.enHigh schoolpt_BR
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ferramenta_Didatica_Elaboracao_TCC_2017.pdf237,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.