Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: “O que é bom para memória?”: relatos de uma reabilitação neuropsicológica
Autor(es): Anias, Laís Souza
Orientador(a): Silva, Kelly Cristina Atalaia da
Membro(a) da banca: Conceição, Ana Flávia Soares
Membro(a) da banca: Lima, Cláudia Feio da Maia
Referência: ANIAS, Laís Souza. “O que é bom para memória?”: relatos de uma reabilitação neuropsicológica. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2019.
Resumo: Com o aumento da expectativa de vida, algumas patologias neurodegenerativas ganham notoriedade na atualidade. Assim, a longevidade é um marcador para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Com o avanço de tais doenças, faz-se necessário um olhar mais amplo para o envelhecimento, desse modo, será possível dispor de novas estratégias que irão contribuir para todos os aspectos do envelhecimento. Dentre estas estratégias, consideramos no presente estudo a Avaliação Neuropsicológica (AN) e a Reabilitação Neuropsicológica (RN). A doença de Alzheimer (DA) é considerada uma patologia neurodegenerativa, com estágios distintos a depender da progressão da doença. É caracterizada pelo DSM V, como um Transtorno Neurocognitivo Maior que tem como critério diagnóstico prejuízo na memória associado a outras habilidades cognitivas. Este estudo teve como objetivo relatar os efeitos de um programa de RN em um caso clínico de provável DA, após realizar AN (pré e pós intervenção). Para as análises de comparação entre os escores da pré RN e pós RN, foi utilizado o Teste T para amostras pareadas. As estratégias utilizadas para RN envolveram principalmente a memória autobiográfica e a memória implícita, pois estas estavam preservadas na paciente. Além destas, foi utilizada a Terapia de Orientação para a Realidade (TOR), Terapia de Reminiscência (TR), atividades práxicas, atividades de nomeação, fluência verbal, atenção, memória explícita e habilidades aritméticas. No decorrer da RN, a paciente iniciou o uso de antipsicótico, apresentando apatia e sonolência em algumas sessões. Após a RN, a paciente demonstrou mudanças significativas estatisticamente (p≤0,05) no MEEM, na FAB, no QPAF e no reconhecimento da lista de palavras da bateria CERAD. Nos instrumentos que avaliam memória (recordação imediata), nomeação, fluência verbal e no Teste do Desenho do Relógio, a paciente apresentou queda no escore bruto. Considerando que o processo de reabilitação é multidimensional, tais resultados demonstram ganhos pontuais da paciente, que também refletem nas modificações ocorridas durante este processo.
Palavras-chave: Envelhecimento
Doença de Alzheimer
Reabilitação neuropsicológica
Resumo em inglês: With the increase of the life expectancy, some neurodegenerative pathologies gain notoriety in the present time. Thus, longevity is a marker for the development of neurodegenerative diseases. With the progress of such diseases, we need to take a broader view of the future so that we can have new strategies that are useful for all aspects of aging. Among these strategies, we consider the present study Neuropsychological Assessment (AN) and Neuropsychological Rehabilitation (RN). Alzheimer's disease (AD) is a neurodegenerative disorder, neurological disorders dependent on disease progression. It is characterized by DSM V as a Neurocognitive Disorder Greater than the treatment of mental disorders associated with memory associated with other cognitive abilities. This study aimed to report the effects of an NB program in a clinical case of probable AD, after performing AN (pre and post intervention). For the analysis of the comparison between the RN and post RN scores, the T-Test was used for paired samples. As the strategies used for the study of the RN involved an autobiographical memory and an implicit memory, because these were preserved in the patient. In addition, a Reality Orientation Therapy (TOR), Reminiscence Therapy (TR), praxis activities, naming activities, verbal fluency, attention, explicit memory and arithmetic skills were published. During the course of the NB, one started on the use of antipsychotics, presenting apathy and somnolence sometimes. After an RN, one patient showed the same changes statistically (p≤0.05) in the MMSE, in the FAB, without QPAF and without the recognition of the list of words of the battery CERAD. Instruments that evaluate memory, indication, verbal fluency and not the Clock Test, a sculpted fall patient. The rehabilitation process is multidimensional, using specific patient demonstrations, which also reflect the needs of the indicators during this process.
Palavras-chave em inglês: Aging
Alzheimer's disease
Neuropsychological rehabilitation
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Data do documento: 2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-06-06T19:13:35Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2453
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