Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Lídia Cabral-
dc.date.accessioned2023-05-26T20:57:30Z-
dc.date.available2023-05-26T20:57:30Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2439-
dc.description.abstractWhile there are many debates about changes in science teaching , this , in many educational situations, yet has been practiced through the transmission and passive reception of knowledge, where students have to take ownership of complex names and decorating concepts unenforceable in practical life. In order to overcome this teaching practice aimed to provide a biology teaching different from traditional transmission method and passive reception of knowledge through research situations and problem-solving activities that encourage critical thinking, knowledge construction autonomy and promotes a look at the Science in a less fragmented , placing the student in an active position in the classroom, as well as demystify misconceptions about aspects of nature of science . The study was conducted in a public school in Cruz das Almas, BA , with students of the 3rd year of high school. The lessons were planned in order to give opportunity to the learner to be active in the construction of knowledge, it was used for research through practical activities and problem-solving situations. At the end of the research evaluation of proposed activities was performed using a semi-structured questionnaire was used with students. Showed the feasibility of the method of investigation and questioning, students had the opportunity to experience the scientific method, hypotheses, seek answers and will thus have a less fragmented on natural phenomena and expanding their worldview.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectInvestigação e problematizaçãopt_BR
dc.subjectHistória das Ciênciaspt_BR
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.titleO ensino de biologia por investigação e problematização: uma articulação entre teoria e prática em uma escola pública de Cruz das Almas-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEmbora haja muitos debates sobre mudanças no ensino de Ciências, este, em muitas realidades escolares, ainda tem sido praticado através da transmissão e recepção passiva do conhecimento, onde os alunos têm que se apropriar de nomes complexos e decorar conceitos sem aplicabilidade na vida prática. Como forma de superar esta prática de ensino, objetivou-se proporcionar um ensino de Biologia diferente do tradicional método de transmissão e recepção passiva do conhecimento, através de situações de investigação e de atividades problematizadoras que estimulem o pensamento crítico, a autonomina na construção do conhecimento e favoreça um olhar sobre a Ciência de uma forma menos fragmentada, colocando o aluno numa posição ativa em sala de aula, assim como, desmitificar concepções errôneas sobre aspectos da natureza das Ciências. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública do município de Cruz das Almas, BA, com estudantes do 3o ano do Ensino Médio. As aulas foram planejadas com o intuito de dar oportunidade ao aluno para que fossem ativos na construção do seu conhecimento, para isso utilizou-se a investigação através de atividades práticas e situações problematizadoras. Ao final da pesquisa a avaliação das atividades propostas foi realizada através de um questionário semiestruturado aplicado aos alunos. Evidenciou-se a viabilidade do método de investigação e problematização, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o método científico, levantar hipóteses, buscar respostas, adquirindo assim, uma visão menos fragmentada sobre os fenômenos naturais e ampliando sua concepção de mundo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Girlene Santos de-
dc.contributor.advisor2Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.contributor.referee1Silva, Neilton da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enScience Teachingpt_BR
dc.subject.enInvestigation and problematizationpt_BR
dc.subject.enHistory of Sciencespt_BR
dc.subject.enScientific knowledgept_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino_Biologia_Investigacao_TCC_2013.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.