Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorParreira, Janine Nery Pinto-
dc.date.accessioned2023-05-25T21:45:54Z-
dc.date.available2023-05-25T21:45:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2435-
dc.description.abstractThe Environmental Education (EE) studies, over the last two decades, have come across a multiplicity of approaches to EE that bring concepts, strategies and practices that branch out into a rich set of possibilities. This present work aimed to analyze the relationship between EE conceptions and the proposals of pedagogical practices developed with students of the final years of elementary school in public schools, having as reference articles published in the last ten years. To this end, the research began with the collection of journals on Environmental Education that were references among the most important for the EE area of the country, using as criteria: magazine's seniority, Qualis qualification and indexers. For this work was chosen the Brazilian Journal of Environmental Education because it was the one that best fit the criteria cited. Then, articles that presented results of EE practices proposed for the final years of elementary school were analyzed, seeking for the relationship between the conceptions adopted by the authors and the pedagogical practices carried out. The results of the study revealed that, in general, the articles bring a critical conception of Environmental Education, however, the methods adopted were about positivist nature, considered more traditional and limited to the conservationist aspects of EA. Most articles present a naive conception of EE as an attempt to harmonize man-nature; others present a non-critical naturalistic conception; with only three comprising EE starting from an environmental conception in a broader sense and seeing society and nature as an integrated whole.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEducação ambiental e práticas pedagógicas nos anos finais do ensino fundamental: enfoques e propostas nos últimos dez anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom relação aos estudos sobre Educação Ambiental (EA), nessas últimas duas décadas, temos nos deparado com uma multiplicidade de abordagens sobre EA que trazem conceitos, estratégias e práticas que se ramificam em um conjunto rico de possibilidades. Nesse sentido o presente trabalho visou analisar a relação entre as concepções de EA e as propostas de práticas pedagógicas desenvolvidas com estudantes dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas, tendo como referência artigos publicados nos últimos dez anos. Para este fim, a pesquisa iniciou-se com o levantamento de revistas sobre Educação Ambiental que fossem referências entre as mais importantes para a área de EA do País, utilizando-se como critérios: antiguidade das revistas, qualificação no Qualis e indexadores. Para o trabalho optamos pela Revista Brasileira de Educação Ambiental, pois foi a que melhor se enquadrou nos critérios citados. Em seguida, foram analisados artigos que apresentassem resultados de práticas de EA propostas para os anos finais do ensino fundamental, buscando identificar a relação entre as concepções adotadas pelos autores e as práticas pedagógicas realizadas. Os resultados do estudo revelou que, de modo geral, os artigos trazem uma concepção crítica de Educação Ambiental, no entanto, adotam métodos de natureza positivista, considerada mais tradicional e limitada aos aspectos conservacionistas da EA. A maioria dos artigos apresentam uma concepção ingênua da EA como uma tentativa de harmonizar homem-natureza; outros apresentam uma concepção naturalista não crítica; sendo que apenas três compreendem a EA partindo de uma concepção de meio ambiente num sentido mais amplo e vendo sociedade e natureza como um todo integrado.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.referee1Delgado, Jesus Manoel-
dc.contributor.referee2Moreira, Lídia Cabral-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enEnvironmental educationpt_BR
dc.subject.enConceptionspt_BR
dc.subject.enPedagogical practicespt_BR
dc.subject.enElementary educationpt_BR
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