Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorSouza, Jean Santana de-
dc.date.accessioned2023-05-25T21:36:03Z-
dc.date.available2023-05-25T21:36:03Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2434-
dc.description.abstractThis work approaches "Environmental Education in Basic Education: Perceptions from Students in the UFRB Biology Graduation Program", aiming to investigate the conceptions of students from the aforementioned course on Environmental Education for Basic Education with use of playful practices. As theoretical framework we used Environmental Education on teacher's formation: history, epistemiological and legal foundations, and then a reflection on Environmental Education and ludicity was carried out whithin the context of Basic Education. It was a field research and also a bibliographical one with the qualitative approach which consulted 26 students from the Biology Graduation course and the data collected via a semi-structured questionnaire, which provided information that allowed us to analyze the data and infer that environmet issues must be discussed in order to contemplate the social, political and economic context in an active, critical and dynamic way. Hence, ludicidity may be a tool of utmost importance, once teachers are prepared to use it to correlate theory and practice. In order to plan teaching without obstacles it is necessary that the graduation courses prepare this teacher, awakening a critical and reflective consciousness about their role in the educational and social context, providing students with the opportunity to develop critical awareness, taking advantage of their theoretical knowledge for social and personal development. It was also possible to perceive in the context of this research that the course sylabus focuses on academic texts and articles which causes deficiencies in the subjects' academic formation, leading to the conclusion that graduates lack training on ludicidity in their curriculum, including those carrying out this research. It leads to a feeling of insecureness over the pedagogical process whitin ludicidity perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Biologiapt_BR
dc.titleEducação ambiental e ludicidade na educação básica: percepções dos discentes do curso de licenciatura em biologia da UFRBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema “Educação Ambiental e ludicidade na Educação Básica: percepções dos discentes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB”, com o objetivo de investigar as concepções dos estudantes do supracitado curso sobre as contribuições da sua formação inicial no contexto da Educação Ambiental com utilização de práticas lúdicas para a Educação Básica. Como marco teórico, foi abordado inicialmente a Educação Ambiental no contexto da formação de professores: histórico, fundamentos epistemológicos e base legal, e em seguida, foi realizada uma reflexão acerca da Educação Ambiental e ludicidade no contexto da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de campo e também bibliográfica com abordagem qualitativa que consultou 26 estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da referida instituição de ensino, sendo utilizado para coleta dos dados um questionário semiaberto, que através das respostas obtidas nos possibilitou analisar os dados e inferir que as questões ambientais precisam ser discutidas, de forma a contemplar o contexto social, político e econômico de forma ativa, crítica e dinâmica. Neste aspecto, a ludicidade pode ser uma ferramenta de extrema importância, desde que os professores estejam preparados para utilizá-la com o intuito de relacionar a teoria e prática. Contudo, para que o planejamento do ensino ocorra sem entraves é preciso que os cursos de licenciatura preparem este professor, despertando uma consciência crítica e reflexiva sobre o seu papel no contexto educativo e social, a fim de possibilitar que seus alunos reflitam e criem uma consciência crítica, utilizando seu conhecimento teórico no seu desenvolvimento social e pessoal. Ainda foi possível perceber no contexto desta investigação que, de acordo com os informantes pesquisados, os componentes curriculares estudados na universidade possuem foco maior em textos e artigos e não preparam o aluno para o lúdico, deixando lacunas na formação acadêmica, o que nos remete a pensar que de fato os licenciandos sentem falta do exercício prático da ludicidade, nos componentes curriculares ofertados na sua formação inicial, incluso os que fazem parte do elenco desta pesquisa, o que promove um contexto de insegurança quanto ao pensar no fazer pedagógico dentro da perspectiva da ludicidade.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.contributor.referee1Moreira, Lídia Cabral-
dc.contributor.referee2Paz, Marília dos Santos da Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enEnvironmental educationpt_BR
dc.subject.enLudicitypt_BR
dc.subject.enTeaching and learningpt_BR
dc.subject.enBasic educationpt_BR
dc.subject.enDegree in Biologypt_BR
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