Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorSantos, Nayara Lima-
dc.date.accessioned2023-05-25T19:47:14Z-
dc.date.available2023-05-25T19:47:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2429-
dc.description.abstractSeveral factors influence the behavior and academic performance of students. Such factors may be related to the characteristics of the students themselves and/or to school and pedagogy used. In this context, this research was developed with the objective of analyzing the strategies and concepts used by teachers and students to qualify school performance. The study was realized in the State School, in Sapeaçu - BA, with the participation of six teachers and sixteen high school students. The perspective of qualitative research with descriptive character was adopted. The information was collected through semi-structured individual questionnaire containing open and closed questions. The results show that teachers are unsatisfied with the performance of their students and consider the intrinsic factors to the student who most affect this performance are interest and motivation. In the opinion of instructors, the characteristics that are more related to school performance are the fact that the student has good grades, be smart and have good behavior. However, some of teachers have trouble creating strategies to improve the performance of students. In contrast, the vast majority of students consider their academic performance are good and participation and interest as the main characteristics related to satisfactory performance. For students, investment in the qualification of teachers and the achievement of practical classes are actions that improve school performance. The research shows that teachers and students have different conceptions about the characteristics related to school performance, indicating a need for more dialogue and interaction, for greater efficiency of the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectSapeaçu (BA)pt_BR
dc.titleDesempenho discente: concepção dos alunos e professores de uma escola pública estadual do município de Sapeaçu, Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDiversos fatores influenciam o comportamento e desempenho escolar dos alunos. Tais fatores podem estar relacionados às características do próprio aluno e/ou à escola e a pedagogia utilizadas. Nesse contexto, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar as estratégias e concepções utilizadas pelos professores e alunos para qualificar o desempenho escolar. O estudo foi realizado no Colégio Estadual, no município de Sapeaçu – BA, com a participação de seis professores e 16 alunos do Ensino Médio. Adotou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, com caráter descritivo. As informações foram coletadas por meio de questionário individual semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas. Os resultados demonstram que os professores encontram-se insatisfeitos com o desempenho dos seus alunos e consideram que os fatores intrínsecos ao aluno que mais afetam este desempenho são o interesse e a motivação. Na opinião dos docentes, as características que estão mais relacionadas com o desempenho escolar são o aluno possuir boas notas, ser inteligente e ter bom comportamento. Contudo, parte dos professores tem dificuldade em citar estratégias para melhorar o desempenho dos alunos. Em contrapartida, a grande maioria dos alunos considera seu desempenho escolar bom e participação e interesse como principais características relacionadas ao desempenho satisfatório. Para os alunos, investimentos na qualificação dos professores e na realização de aulas práticas são ações que melhorariam o desempenho escolar. A pesquisa demonstra que professores e alunos possuem concepções diferentes sobre as características relacionadas ao desempenho escolar, indicando a necessidade de maior diálogo e interação, para uma maior eficiência do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Pedro Nascimento-
dc.contributor.referee1Silva, Liane Miranda-
dc.contributor.referee2Scherer, Carolina Saldanha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enEducational practicept_BR
dc.subject.enAssessmentpt_BR
dc.subject.enTeaching and learningpt_BR
dc.subject.enSchool performancept_BR
dc.subject.enSapeaçu (BA)pt_BR
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