Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2417
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Tecnólogo
Title: Agricultura familiar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE nas escolas estaduais de Ipirá - BA: reflexões e proposições
metadata.dc.creator: Almeida, Zenivaldo Carneiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santana, José da Conceição
metadata.dc.contributor.referee1: Almassy Júnior, Alexandre Américo
metadata.dc.contributor.referee2: Mascarenhas Bisneto, José Pereira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa apresentar a forma de aplicação do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, no município de Ipirá/BA, mostrando como acontece a participação da agricultura familiar nesse programa. Para esse trabalho foi pesquisado o contexto no qual surgiu a importância de aplicação e/ou implementação das políticas públicas, a origem do programa de alimentação escolar no Brasil e um breve histórico do abandono da agricultura familiar pelo Estado. Foi realizada uma pesquisa de campo no município, de caráter exploratório, com os atores envolvidos na aplicação do programa. Essa pesquisa buscou contribuir para a melhoria da aplicação do PNAE e verificar como está ocorrendo a participação da agricultura familiar. As políticas públicas para tal modalidade de agricultura devem proporcionar o desenvolvimento no campo para quem vive no campo.
Keywords: Agricultura familiar
Alimentação escolar
Desenvolvimento rural
Políticas públicas
Ipirá (BA)
Abstract: The present work aims to present the form of application of the National School Feeding Program - PNAE, in the municipality of Ipirá/BA, showing how the participation of family farming in this program takes place. For this work, the context in which the importance of applying and/or implementing public policies arose, the origin of the school feeding program in Brazil and a brief history of the abandonment of family farming by the State. Field research was carried out in the municipality, of an exploratory nature, with the actors involved in the application of the program. This research sought to contribute to the improvement of the application of the PNAE and to verify how the participation of family farming is taking place. Public policies for this type of agriculture must provide development in the countryside for those who live in the countryside.
metadata.dc.subject.en: Family farming
School feeding
Rural development
Public policy
Ipirá (BA)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 25-Feb-2016
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-05-25T17:55:41Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2417
Appears in Collections:CCAAB - Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Agricultura_Familiar_Programa_TCC_2016.pdf698,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.