Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Tecnólogo
Título: Agricultura familiar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE nas escolas estaduais de Ipirá - BA: reflexões e proposições
Autor(es): Almeida, Zenivaldo Carneiro de
Orientador(a): Santana, José da Conceição
Membro(a) da banca: Almassy Júnior, Alexandre Américo
Membro(a) da banca: Mascarenhas Bisneto, José Pereira
Resumo: O presente trabalho visa apresentar a forma de aplicação do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, no município de Ipirá/BA, mostrando como acontece a participação da agricultura familiar nesse programa. Para esse trabalho foi pesquisado o contexto no qual surgiu a importância de aplicação e/ou implementação das políticas públicas, a origem do programa de alimentação escolar no Brasil e um breve histórico do abandono da agricultura familiar pelo Estado. Foi realizada uma pesquisa de campo no município, de caráter exploratório, com os atores envolvidos na aplicação do programa. Essa pesquisa buscou contribuir para a melhoria da aplicação do PNAE e verificar como está ocorrendo a participação da agricultura familiar. As políticas públicas para tal modalidade de agricultura devem proporcionar o desenvolvimento no campo para quem vive no campo.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Alimentação escolar
Desenvolvimento rural
Políticas públicas
Ipirá (BA)
Resumo em inglês: The present work aims to present the form of application of the National School Feeding Program - PNAE, in the municipality of Ipirá/BA, showing how the participation of family farming in this program takes place. For this work, the context in which the importance of applying and/or implementing public policies arose, the origin of the school feeding program in Brazil and a brief history of the abandonment of family farming by the State. Field research was carried out in the municipality, of an exploratory nature, with the actors involved in the application of the program. This research sought to contribute to the improvement of the application of the PNAE and to verify how the participation of family farming is taking place. Public policies for this type of agriculture must provide development in the countryside for those who live in the countryside.
Palavras-chave em inglês: Family farming
School feeding
Rural development
Public policy
Ipirá (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 25-Fev-2016
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2417
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