Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Thais Correia-
dc.date.accessioned2023-05-23T19:17:46Z-
dc.date.available2023-05-23T19:17:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2402-
dc.description.abstractUnderstanding teenage concepts of sexually transmitted diseases, especially human papillomavirus (HPV), is of fundamental importance, since infections with this virus have grown considerably in this age group and may be associated with the appearance of percussive lesions of cervical cancer, among others. The school environment, characterized by its heterogeneity of values, beliefs and customs, is an ideal place to work with HPV. Thus, the objective of this study is to evaluate the conceptions of high school students on aspects of human sexuality associated with Human Papillomavirus (HPV). For this, six focus groups, homogeneous and heterogeneous in relation to sex, were carried out with students from the 3rd year of secondary education at the state college Dr. Lauro Passos, located in the city of Cruz das Almas-Bahia. The data obtained were analyzed in light of the content analysis proposed by Laurence Bardin. In this context, the results obtained here indicate that the students have limited knowledge about HPV, as well as erroneous conceptions, mainly related to contamination by HPV, aspects that indicate the need for more formative actions in this field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHPV (Papilomavírus Humano)pt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectGrupo focalpt_BR
dc.titleConcepções de estudantes do ensino médio sobre o Papilomavírus humano (HPV)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCompreender as concepções de adolescentes sobre as doenças sexualmente transmissíveis, em especial o Papilomavírus Humano (HPV), é de fundamental importância, visto que as infecções por este vírus têm crescido de forma considerável nesta faixa etária e podem estar associadas, por exemplo, ao aparecimento de lesões percussoras do câncer cervical. O ambiente escolar, caracterizado por sua heterogeneidade de valores, crenças e costumes, constitui-se como um lugar ideal para o trabalho com a temática HPV. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar as concepções de estudantes do ensino médio sobre aspectos da sexualidade humana associados ao Papilomavírus Humano (HPV). Para isso, foram realizados seis grupos focais, homogêneos e heterogêneos em relação ao sexo, com estudantes do 3o do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Lauro Passos, localizado na cidade de Cruz das Almas-Bahia. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Nesse contexto, os resultados obtidos apontam que os estudantes possuem conhecimento limitado sobre o HPV, além de concepções errôneas, principalmente relacionadas à contaminação pelo vírus, aspectos que indicam a necessidade de maiores ações formativas neste âmbito.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Gabriel-
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.referee2Couto, Fábio David-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enHPV (Human Papillomavirus)pt_BR
dc.subject.enHealth educationpt_BR
dc.subject.enFocus grouppt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Concepcoes_Estudantes_Ensino_TCC_2019.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.