Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2399
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Avaliação do ensino de sistemática filogenética em escolas de ensino médio da rede pública do município de Cruz das Almas, Bahia
Autor(es): Ramos, Leandro Lima Souza
Orientador(a): Longo, Leila de Lourdes
Membro(a) da banca: Scherer, Carolina Saldanha
Membro(a) da banca: Martins, Márcio Lacerda Lopes
Resumo: A Sistemática Filogenética é um sistema de classificação dos seres vivos que usa como referência a sua história evolutiva, proposto por Willi Henning em 1965. Este sistema de classificação, no estudo da Biologia é imprescindível, uma vez que, as relações de parentesco tornam a visão mais acessível ao aluno, que pode compreender assim como as características presentes em cada grupos inserem em um processo evolutivo. Entretanto, no contexto das aulas de Biologia do Ensino Médio, muitos autores apontam para uma abordagem fragmentada do ensino de Biologia, especialmente quanto à Biodiversidade, em que se adotam estratégias conteudistas e de memorização do assunto Fundamentado no cenário apresentado, surgiu a necessidade de avaliar como o tema vem sendo abordado por professores e nos livros didáticos de ensino médio de escolas públicas da região de Cruz das Almas, Bahia. Para atingir esse objetivo foram aplicados questionários para 8 professores de Biologia que atuam em escolas públicas do município, e para 35 alunos destas 4 escolas de Ensino Médio. Uma análise qualitativa dos conteúdos referentes à Sistemática Filogenética dos livros didáticos adotados nas 4 escolas pesquisadas e aprovados pelo PNLDEM foi realizada, com o objetivo de verificar a abordagem do assunto neste que é a principal ferramenta de apoio ao professor. Foi possível notar que todos os professores tiveram formação inicial em Sistemática Filogenética, entretanto, não adotam esta abordagem no ensino da Biologia, especialmente, por terem falhas nesta formação, com dúvidas em conceitos e processos, que geraram insegurança no seu ensino. Historicamente, o livro didático tem sido apontado como vilão, por não trazer o tema de forma restrita. Entretanto, o que se observa nos últimos anos, a exemplo do material analisado aqui, este cenário tem se modificado, com a apresentação de itens específicos sobre Sistemática Filogenética, embasando o conhecimento sobre os processos evolutivos. Ainda assim, embora seja o maior apoio aos professores entrevistados, a insegurança sobre o assunto, decorrente da sua formação, não estimula que ele seja tratado como a base do conhecimento da Biodiversidade. Os estudantes conseguiram identificar a abordagem restrita dos conceitos, principalmente na classificação biológica, porém mostraram interesse em ter mais conhecimento sobre os aspectos evolutivos inerentes à Sistemática Filogenética. A partir deste estudo, verificou-se a necessidade dos professores de compreenderem a importância de sua atualização sobre as metodologias de abordagem desses conteúdos, deixando de lado o ensino inadequado, linear, isolado e conteudista, sem contextualização. Tornou-se evidente ainda a premência da formação continuada de professores de Biologia do Ensino Médio, elaborando o seu conhecimento sobre o tema e permitindo o uso desta abordagem com segurança em suas práticas docentes.
Palavras-chave: Processos evolutivos
Biodiversidade - Filogenia
Sistemática filogenética
Cruz das Almas (BA)
Resumo em inglês: The Phylogenetic Systematics is a classification system of living beings that uses as its reference their evolutionary history, proposed by Willi Henning in 1965. This classification system constitutes the most important approach in Biology studies, once the parental relationship among the taxonomical groups is presented using an evolutionary context. However, in the context of High School Biology classes, several authors mention the fragmented approach in Biology teachings, specially about Biodiversity, focusing on the curricular content and its memorization. Based on this scenario presented, the necessity of an evaluation about how the subject has been approached by teachers and in the high school textbooks of public schools in Cruz das Almas, Bahia, has emerged. To achieve this goal, a questionnaire was applied to eight Biology teachers who work in public schools in the city, and for 35 students of these four high schools. A qualitative analysis of the contents related to the Phylogenetic Systematics of textbooks adopted by these four investigated schools, that have been approved by the PNLDEM, was carried out, with the goal of evaluating the issue approach, in these textbooks, with comprise the main support for teachers work. It was possible to note that all teachers have studied Phylogenetic Systematics in their initial education, nevertheless, they do not adopt this approach in Biology teaching, specially due to failures in these formation, having doubts in concepts and process, that brought up feelings of insecurity on teaching these issues. Historically, the textbook has been pointed as villain, since it discusses this theme superficially. Therefore, what has been observed in last years, as it was showed in the material studied here, this scenario has been modified, with presentation of Phylogenetic Systematics properly, giving support to evolutionary processes. Despite of that, although these textbooks constitutes the main support to the interviewed teachers, the insecurity about the issue, arising from their initial education, do not encourage them to address the theme as the basis for Biodiversity knowledge. The students were able to identify the restrictive approach of these concepts, especially in Biological classification, therefore, they showed interested in having more knowledge about evolving parts inherent to Phylogenetic Systematics. Based on the present study, it was verified the necessity of teachers comprehend the importance of their actualization about the approach’s methodologies for these issues, leaving apart the inadequate teaching’s methods, based on linearity, isolated and supported on the content, without contextualization of the subject. It was evidenced the urgency of Biology teachers on high schools continuing education, elaborating their knowledge about the subject and allowing them to adopt the Phylogenetic Systematics approaches securely on their teaching practices.
Palavras-chave em inglês: Evolutionary processes
Biodiversity - Phylogeny
Phylogenetic systematics
Cruz das Almas (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 18-Jul-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2399
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao_Ensino_Sistematica_TCC_2019.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.