Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2398
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Avaliação dos conteúdos de morfologia e taxonomia de microbiologia nos livros didáticos do ensino médio - PNLD 2018
Autor(es): Santos, José Cássio Ribeiro dos
Orientador(a): Pimenta, Maria Gardenny Ribeiro
Membro(a) da banca: Gazetta, Marcia Luciana
Membro(a) da banca: Honorato, Talita Lopes
Resumo: O livro didático faz parte dos lócus da Educação Brasileira, e é o recurso pedagógico mais utilizado e difundido nas escolas do País. Pesquisas atuais apontam, que mesmo com o desenvolvimento de tecnologias, o livro didático continua sendo um recurso pedagógico essencial para os estudantes e docentes da rede de Ensino Pública como meio de práticas de ensino-aprendizagem. Por se tratar de um material didático que é utilizado como única fonte de conhecimento, existe a preocupação com a qualidade dessa ferramenta, entretanto, o Ministério da Educação ( MEC) juntamente com o Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD ) vem realizando uma criteriosa avaliação pedagógica dos exemplares distribuídos na rede pública de ensino. Porém, se constata que as obras apresentam problemas que podem comprometer o aprendizado dos estudantes e nesse sentido, se fez necessário desenvolver pesquisas que ajudem o trabalho realizado pelo PNLD. Sendo assim, o presente trabalho teve como proposta analisar os conteúdos de microbiologia (taxonomia e morfologia) de bactérias, fungos e vírus e verificar como esses conteúdos vêm sendo abordado nos livros didáticos do Ensino Médio e se estão correlacionados com livros didáticos de Instituições do Ensino Superior (IES). Para isto foram analisados exemplares de material didáticos aprovados pelo PNLD 2018 e coletado em escola do Ensino Médio da cidade de Cruz das Almas-BA.
Palavras-chave: Livro didático
Microbiologia - Taxonomia
Ensino Médio
Cruz das Almas (BA)
Resumo em inglês: The textbook is part of the locus of Brazilian Education and is the most used and widespread pedagogical resource in the country's schools. Current research indicates, with the development of technologies, the textbook remains an essential pedagogical resource for students and teachers of the Public Education network as a means of teaching-learning practices. Because it is a didactic material that is used as the only source of knowledge, there is concern about the quality of this tool, however, the MEC (Ministry of Education), together with the National Textbook Program (PNLD), has been carrying out a careful pedagogical evaluation of the copies distributed in the public school system, however, it has been observed that the works present problems that may compromise student learning. In this sense it was necessary to develop researches that help the work carried out by PNLD. The aim of this study was to analyze the microbiology contents (taxonomy and morphology) of bacteria, fungi and viruses and verified how these contents have been approached in the textbooks of High School and if they are correlated with textbooks of Institutions of Higher Education (HEI). For this, we analyzed copies of didactic material approved by the PNLD 2018 and collected in secondary schools in the city of Cruz das Almas-BA.
Palavras-chave em inglês: Textbook
Microbiology - Taxonomy
High School
Cruz das Almas (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2398
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliaçao_Conteudos_Morfologia_TCC_2018.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.