Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Estéfanas Silva Dos Reis-
dc.date.accessioned2023-04-17T19:17:54Z-
dc.date.available2023-04-17T19:17:54Z-
dc.date.issued2018-08-23-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2215-
dc.description.abstractThe activities developed collectively by family farming organizations work as a means of strengthening their internal organization, as well as marketing practices, facilitating their insertion in different markets. In this sense, this study aims to understand the current and potential role of family farming organizations in the Recôncavo Territory and Sisal, focusing on the sale of family farming products. The methodological process adopted firstcomprised a literature review. In a second moment, a secondary exploratory research was adopted, based on the analysis of the Mais Mercado Project reports, where the first stage consisted of describing and analyzing the commercialization services offered by the organizations in the two territories for the elaboration of a typology of municipalities . A second stage was defined an intentional sample of organizations that actually acted in commercialization. The main results pointed out, based on the defined typologies, that commercialization has been a constant challenge for the Economic Organizations of Family Agriculture - OEAF, but the organizations that have their collective commercialization organization structure are capable of developing a comprehensive series of services that, working together, have performed its functions satisfactorily, and consequently enabling the development and improvements for those who live in the countryside. This research concludes by pointing out the need to encourage farmers to collectively group together and gain the long-awaited access to all types of markets and their self-management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPNAEpt_BR
dc.subjectTipologia de OEAFpt_BR
dc.titlePráticas de comercialização das organizações da agricultura familiar: o caso do território do Recôncavo e do Sisalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs atividades desenvolvidas de forma coletiva pelas organizações da agricultura familiar funcionam como um meio de fortalecimento da sua organização interna, assim como, das práticas de comercialização, facilitando a inserção das mesmas nos diversos mercados. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo entender o papel atual e potencial das organizações da agricultura familiar do Território do Recôncavo e do Sisal, com foco na comercialização dos produtos da agricultura familiar. O processo metodológico adotado compreendeu primeiramente uma revisão de literatura. Num segundo momento, foi adotada uma pesquisa secundária de caráter exploratório, com base na análise dos relatórios do Projeto Mais Mercado, onde a primeira etapa consistiu em descrever e analisar os serviços de comercialização oferecidos pelas organizações nos dois territórios para elaboração de uma tipologia de municípios. Uma segunda etapa foi definida uma amostra intencional de organizações que atuavam de fato na comercialização. Os principais resultados apontaram, a partir das tipologias definidas, que a comercialização tem sido um constante desafio para as Organizações Econômicas da Agricultura Familiar- OEAF, mas, as organizações que têm sua estruturação de organização de comercialização coletiva são capazes de desenvolver uma série abrangente de serviços que trabalhando em conjunto têm desempenhado suas funções de forma satisfatória, e, consequentemente possibilitando o desenvolvimento e melhorias para quem vive no campo. Essa pesquisa conclui apontando a necessidade de incentivo aos agricultores para que se agrupem coletivamente e conquistem o tão esperado acesso a todo o tipo de mercado e a sua autogestãopt_BR
dc.degree.levelTecnólogopt_BR
dc.contributor.advisor1Sodré, Maria Lúcia da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Philippe J.L., Philippe J.L.-
dc.contributor.referee1Wyzykowksi, Jair-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.esType of OEAFpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Praticas_Comercializacao_Organizacoes_TCC_2018.pdf816,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.