Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2184
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Eliaci Sena de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T20:09:48Z | - |
dc.date.available | 2023-03-13T20:09:48Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-20 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2184 | - |
dc.description.abstract | The assessment is indispensable for all educational practical like essential part of process teaching/learning, it gives to Natural Science teacher, the development of a critical and sensitive look about ways of learning and the construction of competence to students can obtain the citizenship of creative way. Then, put in the test a criterion of assessment often used at school by teachers, its function it has not been understood very well. Watched this way, to investigate the function of writing test like assessment instrument in the teaching of Natural Science in a 8th grade at school CEAG. The theoretical reasoning acquired reinforces the dialogue among authors like Moretto (2005); Luckesi (2012); Vasconcellos (2000), among themselves. Opted for methodology of previous qualitative of the type bibliography descriptive and field research with use of questionnaire and observation to instrument of collection, information and register. Finished that the text like assessment instrument more used in the process of teaching/learning of Natural Science can be drew with questions experienced by students, in order that designate the development of teaching them, contributing to your scientific literacy and citizen formation, beginning to moderator action by teacher. Then, to the teacher determine the challenge of plan your actions, enabling methodology of teaching, instruments and criterions of assessment of right and necessary learning to the different formation, that to deal with overcome sense of assessment like connotation and attribution of grades to pass or to fail students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ciências naturais - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Prova - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A função da prova no processo ensino aprendizagem de ciências naturais dos anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A avaliação é imprescindível a toda e qualquer prática educativa e, como parte indissociável do processo ensino-aprendizagem, deve possibilitar ao professor de Ciências Naturais, o desenvolvimento de um olhar crítico e sensível sobre os caminhos da aprendizagem e a construção de competências para que os alunos possam exercitar a cidadania de maneira criativa. Nesse contexto, se insere a prova, um critério de avaliação frequentemente usado nas escolas pelos professores, cuja função não tem sido compreendida satisfatoriamente. Objetivou-se neste delineamento investigar a função da prova escrita como instrumento avaliativo no Ensino de Ciências Naturais numa turma do 8o ano do Centro Educacional Professora Angelita Gesteira. A fundamentação teórica admitida pretendeu o fomento do diálogo entre autores como Moretto (2005); Luckesi (2011); Vasconcellos (2000) entre outros. Optou-se pela metodologia de natureza qualitativa, do tipo descritiva bibliográfica e de campo, com adoção do questionário e da observação, enquanto instrumentos de coleta dados e registro. Conclui-se que a prova enquanto instrumento avaliativo mais utilizado no processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais pode ser elaborado com questões contextualizadas, a fim de indicar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e contribuir para sua alfabetização científica e formação cidadã, a partir da ação mediadora do professor. Para tanto, ao professor, se impõe o desafio de planejar suas ações, viabilizando metodologias de ensino, instrumentos e critérios de avaliação da aprendizagem coerentes e necessários à formação diferenciada, que dê conta de superar o sentido de avaliação como conotação de medida e de atribuição de nota para aprovar ou reprovar. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Neilton da | - |
dc.contributor.referee1 | Petitinga, Patrícia | - |
dc.contributor.referee2 | Almassy, Rosana Cardoso Barreto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Learning assessment | pt_BR |
dc.subject.en | Natural sciences - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject.en | Test - Training | pt_BR |
dc.subject.en | Elementary education | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Funcao_Prova_Processo_TCC_2013.pdf | 665,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.