Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dias, Luana Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-10T19:53:46Z | - |
dc.date.available | 2023-03-10T19:53:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-27 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2174 | - |
dc.description.abstract | The changes observed over time, in the teaching of Natural Sciences, show a worrying scenario when we refer to the practice of new teaching methodologies and motivation of students and teachers. Unmotivated teachers do not empower. Unmotivated students do not learn. This is a vicious cycle that prevents the development of reflective learning on the part of both. In this way, this study is motivated by the attention given to the methodologies applied for the Science teaching, understood here as essentially educational practice in the teaching-learning process. This study was conducted in the final series of Municipal School Germano Bastos, in the Cabaceiras do Paraguaçu-Bahia, through interviews with students and Science teachers. This study sought to raise aspects relevant to analyze the methodological difficulties faced by educators in the development and implementation of classes, the difficulties encountered by students in assimilating and relates the content to your daily life, in addition to the intrinsic motivation of each one. The results showed that interactivity in learning is a rewarding and motivating source in the educational process, although also some resistance on the part of some teachers. The study also shows that there is a need for both a teaching reflective stance before it applied methodologies, as the stimulus for the students to be active subjects of their learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Cabaceiras do Paraguaçu (BA) | pt_BR |
dc.title | Avaliação das metodologias e motivações para o ensino das ciências naturais: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | As transformações observadas ao longo do tempo, no ensino das Ciências Naturais, mostram um cenário preocupante quando nos referimos à prática de novas metodologias de ensino e à motivação de estudantes e professores. Docentes desmotivados não se capacitam. Alunos desmotivados não aprendem. Este é um ciclo vicioso que impede o desenvolvimento de uma aprendizagem reflexiva por parte de ambos. Nesse sentido, este estudo é motivado pela atenção dada às metodologias aplicadas durante o ensino de Ciências, entendida aqui como prática essencialmente educativa no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo foi realizado nas séries finais do Colégio Municipal Germano Bastos, do município de Cabaceiras do Paraguaçu – Bahia, através de entrevistas com estudantes e professores de Ciências. Este estudo buscou levantar aspectos relevantes para analisar as dificuldades metodológicas enfrentadas pelos educadores, no desenvolvimento e na execução das aulas, as dificuldades encontradas pelos alunos em assimilar e relacionar os conteúdos ao seu cotidiano, além da motivação intrínseca de cada um. Os resultados apontaram que a interatividade na aprendizagem é uma fonte enriquecedora e motivadora no processo educativo, apesar de contar ainda com certa resistência por parte de alguns docentes. O estudo mostra também que é necessária tanto uma postura reflexiva do docente, perante às metodologias por ele aplicadas, quanto o estímulo para que seus alunos sejam sujeitos ativos de sua aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Braga, Jacqueline | - |
dc.contributor.referee1 | Melo, Pedro Nascimento | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Girlene Santos de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Methodology | pt_BR |
dc.subject.en | Sciences | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching - Learning | pt_BR |
dc.subject.en | Motivation | pt_BR |
dc.subject.en | Cabaceiras do Paraguaçu (BA) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliacao_Metodologias_Motivacoes_TCC_2013.pdf | 371,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.