Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Artes Visuais - TCC
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dc.creatorGomes, Taynara Bitencourt-
dc.date.accessioned2022-12-07T13:46:20Z-
dc.date.available2022-12-07T13:46:20Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationGOMES, Taynara Bitencourt. Manto tupinambá da serra do padeiro: arte, cosmologia e resistência indígena . 155 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais.) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1799-
dc.description.abstractThis course conclusion work proposes to discuss the meanings of the Tupinambá mantle, made by Glicéria Tupinambá for the people of Serra do Padeiro. It makes a brief historical analysis of the eleven cloaks made by the ancient Tupinambá nation, which were stolen in the colonial period and which are located in European countries. It also describes the motivations for the elaboration of the contemporary mantle, since it was conceived in the midst of the Covid-19 virus pandemic. As well as the entire technical and creative process of production, and the meanings of art and culture for its creator: Glicéria Tupinambá. Finally, it highlights the impacts and reverberations of the creation of the mantle, for the struggle of the Tupinambá people of Serra do Padeiro in defense of their ancestral territories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectManto Tupinambápt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectArte Indígenapt_BR
dc.titleManto tupinambá da serra do padeiro: arte, cosmologia e resistência indígenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso propõe debater sobre os significados do manto Tupinambá, feito por Glicéria Tupinambá para o povo da Serra do Padeiro. Realiza uma breve análise histórica dos onze mantos feitos pela nação Tupinambá antiga, que foram roubados no período colonial e que estão localizados em países europeus. Como também descreve as motivações para a elaboração do manto contemporâneo, uma vez que o mesmo fora concebido em meio à pandemia do vírus da Covid-19. Bem como, todo o processo técnico e criativo de produção, e os significados sobre arte e cultura para a criadora do mesmo: Glicéria Tupinambá. Por fim, destaca os impactos e as reverberações da criação do manto, para a luta do povo Tupinambá da Serra do Padeiro em defesa dos seus territórios ancestrais.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Jurema Machado de A-
dc.contributor.referee1Koide, Emi-
dc.contributor.referee2Grecco, Priscila Miraz de F-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.enTupinambá mantlept_BR
dc.subject.enResistancept_BR
dc.subject.enIndigenous Artpt_BR
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